Art. 12 Parágrafo 1° – Circunstâncias que podem agravar a pena

O Art. 12 Paragráfo 1° se refere às sanções previstas que podem ser majoradas quando comprovadas que houve um fator atenuante ou agravante.

Em algumas situações da sua vida profissional, você pode se deparar com outros trabalhadores que não atuem de forma ética.

Nesses momentos, é fundamental que você mantenha os seus valores e não se deixe levar por profissionais que não agem de modo ético.

O que é o Art. 12 Parágrafo 1°?

A violação as regras presentes no código de ética podem trazer graves problemas para você e sua carreira.

As seguintes circunstâncias são consideradas atenuantes:

a) ausência de punição anterior

b) infração cometida sob ordem superior

c) retratação voluntária do ato praticado

Atenuante é uma situação menos grave. Entretanto, caso em algum momento da sua profissão, você quebre as regras estabelecidas pelo código, você pode ser punido pelo conselho.

Por isso, é importante verificar se o que está fazendo é realmente correto.

Muitas vezes, os profissionais recebem ordens de seus chefes e nem se dão conta de que estão fazendo algo incorreto. Mesmo que você não tenha agido de modo proposital, poderá sofrer punições que irão atrapalhar a sua reputação como administrador.

Por isso, crie uma postura totalmente ética e deixe isso bem claro a todas as pessoas que trabalham com você. Dessa forma, todos irão ver que você trabalha com honestidade e caráter. Pois como você nesse artigo sobre o Art. 12 Paragráfo 1, algumas circunstâncias podem trazer graves problemas.

A punição será decidida de acordo com a proporcionalidade da infração cometida. Embora um fator atenuante não seja tão sério quanto um agravante, ainda assim, o conselho poderá aplicar punições.

Caso tenha dúvidas em relação ao que você pode ou não fazer, leia o CEPA e deixe esse documento a sua disposição sempre que você precisar.

Dessa forma, você evita cometer algo ilícito sem saber. Além disso, vai impedir que outros profissionais cometam erros, sejam estes propositais ou não.

Agora você já sabe o que é o Art. 12 Paragráfo 1° e como funciona, porém, é muito importante que leia o Código de Ética por inteiro.

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

Posted in

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

Por Jadir Tosta Junior | 21 de maio de 2021

Descubra aqui os 5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

Por que o Brasil precisa de bons profissionais de administração?

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos profissionais de administração no mercado, isso é fato. Porém, nem todo mundo consegue entender a importância que esse profissional tem para o sucesso de uma organização. Felizmente, o cenário está mudando. […]

4 desafios enfrentados pelos profissionais de administração recém-formados

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

É um caminho natural: após a faculdade, cada profissional sai em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Contudo, a realidade pode ser desafiadora para os recém-formados em administração. Isso não é […]

O que é canvas e como administradores podem utilizá-lo

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

O Business Model Generation, ou simplesmente canvas, é uma excelente solução para empreendedores e administradores que querem analisar as questões estratégias de uma empresa. O principal objetivo dessa ferramenta é criar um modelo […]

5 aplicativos que todo administrador deve conhecer

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos aplicativos que podem facilitar a vida dos administradores. Essas ferramentas são essenciais para você desempenhar o seu trabalho com mais qualidade, eficiência e rapidez. Se você é um administrador de empresas, […]

Como administrar uma pequena empresa em 4 passos

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Muitas pessoas acham que para abrir uma pequena empresa de sucesso, basta escolher um setor que está em alta, ter otimismo e coragem suficiente para se aventurar. Bom, elas não estão totalmente erradas. […]

Sair da versão mobile