A diferença entre o administrador júnior, pleno e sênior

A denominação de nível de cargo – Administrador júnior, pleno e sênior – pode gerar diversas dúvidas entre os profissionais de administração.

Primeiramente, é importante você saber que há diversos critérios responsáveis por definir a experiência profissional e as habilidades que o administrador deve ter.  Essa definição não está limitada apenas a idade do indivíduo, tempo de atuação na área ou quantidade cursos extracurriculares.

Mas afinal, como um administrador pode saber em que nível ele está? É sobre isso que vamos falar agora. Confira:

Administrador júnior, pleno ou sênior: Em qual cargo você se encontra?

A verdade é que cada empresa estabelece uma classificação própria para cada cargo. Isso significa que um profissional sênior em um pequena empresa, pode ser considerado pleno em uma grande corporação.

Obviamente, os cargos que possuem mais responsabilidades (e os maiores salários) são os de nível sênior. Contudo, nada impede que você entre como administrador júnior, ou até mesmo como estagiário e com o tempo, seja promovido.

A classificação tem mais a ver com o tempo de experiência dentro da empresa, do que com os anos de atuação ou idade. Sendo assim, mesmo um profissional com muitos  anos de experiência e diversos cursos extracurriculares, pode estar exercendo uma vaga cujo nível é considerado júnior ou pleno.

 Nível: Administrador junior

Nesse nível se encontram os cargos com uma complexidade menor de tarefas. As empresas que estão procurando por um profissional júnior, acabam sendo mais flexíveis em relação ao tempo de experiência e habilidades profissionais.

A maioria dos administradores começa suas atividades profissionais a partir desse nível.

Nível: Administrador pleno

Os profissionais que exercem cargos de nível pleno precisam lidar com um volume maior de tarefas. Além disso, quando uma empresa cria uma vaga para administradores de nível sênior, ela está procurando por pessoas com uma experiência maior no mercado.

Nível: Administrador sênior

Se você deseja encontrar um cargo de nível sênior, é importante saber que as exigências são grandes, afinal, as empresas que estão dispostas a pagar mais por administradores experientes, querem encontrar o melhor candidato possível e por isso, serão rigorosas e exigentes nos processos seletivos.

Se quiser saber mais sobre o mundo da administração, leia os outros artigos do Top Administrador.

Sair da versão mobile