Aperfeiçoamento pessoal e profissional. Vá estudar que você ganha mais.

Em um mundo de constantes mudanças como o que vivemos, aperfeiçoamento pessoal e profissional já deixou de ser diferencial e se tornou pré requisito básico para qualquer profissional.

E o inciso V do artigo 2º do CEPA diz que isso realmente é um dever, uma obrigação, de todo administrador, não apenas uma opinião de comum acordo social.

Ou seja, todo administrador deve se qualificar, aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades técnicas para desempenhar sua profissão da melhor forma.

O inciso V do artigo 2º do CEPA.

V – empenhar-se, continuamente, em seu aperfeiçoamento pessoal e profissional;

O Aperfeiçoamento Profissional

A qualificação pode ocorrer através de cursos de graduação para os que ainda são técnico.

E de pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado para os que já possuem nível superior.

 Um curso muito procurado por administradores é o MBA (Master of Business Administration). O MBA  é um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executivos das áreas de gestão de empresas e gestão de projetos mas que atrai também pessoas de várias outras disciplinas acadêmicas.

Outros cursos também farão diferença no processo de qualificação do administrador.

Por exemplo, cursos de qualificação e certificação em processos, em projetos, em marketing, mas, também outros cursos que não são específicos para os administradores como certificação em Coaching e etc.

O Aperfeiçoamento Pessoal

 O inciso ainda aborda o aperfeiçoamento pessoal, referindo-se ao crescimento do administrador como pessoa, como ser humano, em valores.

Todos nós precisamos investir nosso tempo em práticas que ampliem nossa consciência e compreensão do mundo.

Por exemplo, técnicas de auto-conhecimento, relaxamento e meditação, e o desenvolvimento de uma postura voltada para pensamentos mais positivos e solucionadores.

Outro ponto importante a ser abordado no crescimento pessoal é o desenvolvimento das habilidades de relacionamentos interpessoais.

Para isso, o administrador buscará cursos que o façam compreender como boas relações pessoais interferem diretamente em sua vida pessoal e profissional.

Afinal, seja com um cliente ou um amigo, saber ouvir e compreender o que o outro quer dizer ou precisa faz toda a diferença.

Nessa linha temos cursos nas áreas de neurolinguística, Mindset, psicanálise, dentre outros.

De fato, o CEPA, mostra que todo administrador precisa estar em constante transformação.

Buscando a melhoria e o desenvolvimento de seus conhecimentos e de suas habilidades profissionais e pessoais de forma continuada.

Espero que tenha gostado do artigo.

Desenvolvemos conteúdo de qualidade voltados para os profissionais da Administração. Nos ajude a contribuir com o crescimento de nossa categoria profissional. Compartilhe com seu amigos administradores.

Seja o melhor gestor de si mesmo.

Um forte abraço e até nosso próximo artigo. Assista os vídeos abaixo para aprofundar sua compreensão do assunto.

Posted in

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

Deixe um Comentário





Marketing e administração: qual a relação?

Por Jadir Tosta Junior | 14 de janeiro de 2021

Você já parou para pensar sobre a relação que existe entre marketing e administração? Isso não significa que um administrador deve ser especialista em marketing. Porém, o marketing e administração podem trabalhar em conjunto e por isso, é fundamental que você entenda melhor a relação entre as duas áreas. Quer saber mais sobre o assunto?…

administração e sustentabilidade

Administração e sustentabilidade: qual a relação?

Por Jadir Tosta Junior | 14 de janeiro de 2021

Você já parou para pensar na relação entre administração e sustentabilidade? Caso a resposta para essa pergunta tenha sido não, é necessário se aprofundar um pouco mais nesse conceito, afinal, sustentabilidade também deve fazer parte do trabalho de um administrador. Aliás, esse assunto é tão importante, que ele é abordado no Código de Ética dos…

habilidades que todo administrador deve adquirir

5 habilidades que todo administrador deve ter

Por Jadir Tosta Junior | 14 de janeiro de 2021

O mundo dos negócios nunca para. Por isso, há habilidades que todo administrador deve ter. Para te ajudar a crescer ainda mais em 2021, vamos te mostrar algumas formas de se desenvolver pessoalmente e profissionalmente. Dessa forma, você se torna um profissional muito mais confiante e capacitado. Confira: Gestão de tempo Saber lidar com prazos…

5 filmes que todo administrador deve assistir

Por Jadir Tosta Junior | 14 de janeiro de 2021

Sentar no sofá e ligar a televisão é um momento de descontração e lazer. Mas sabia que os filmes também são uma forma de adquirir conhecimento e novas habilidades? Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? Contudo, é isso mesmo: o cinema pode te trazer diversas lições sobre o mundo empresarial. Para te…

livros que todo administrador deve ler

3 livros que todo administrador deve ler

Por Jadir Tosta Junior | 14 de janeiro de 2021

Há livros que todo administrador deve ler, seja para adquirir mais conhecimento, aprender novas habilidades ou para entender um pouco mais do mercado. Entretanto, é comum que muito administradores fiquem ‘’presos’’ a faculdade. Ou seja, eles não procuram nenhuma outra fonte de informação além das aulas presenciais/virtuais. Se você realmente quer se destacar no mercado,…

Código de Ética Profissional do Administrador

Quais os principais objetivos do Código de Ética Profissional do Administrador?

Por Jadir Tosta Junior | 21 de dezembro de 2020

Você sabe o quando o Código de Ética Profissional do Administrador é importante para a sua profissão, não é mesmo? O CEPA é o documento que deve orientar e guiar todas as suas ações profissionais durante os anos de carreira. Mas afinal, por que esse documento foi criado? Há um bom motivo pelo qual o…