Art. 3° Inciso XVIII – Inépcia profissional e erros cometidos no ambiente de trabalho

Qualquer profissional, em algum momento da carreira, irá cometer algum erro. Faz parte da natureza humana. Mas de acordo com o Art. 3° Inciso XVIII, alguns erros cometidos podem trazer problemas para os administradores.

Por isso, é importante continuar em busca de conhecimento e aprendizado, pois isso será cobrado durante toda a sua trajetória profissional.

Porém, por mais que alguns erros não tenham sido intencionais, eles podem ter prejudicado a organização e outros colaboradores de forma grave. Quando isso acontecer, a sua capacidade como profissional será questionada.

O que é o Art. 3° Inciso XVIII?

Antes de aceitar um novo cargo, verifique se você tem todas as competências exigidas para exercê-los. Um diploma e outros certificados nem sempre são suficientes para te tornar um bom administrador, é preciso de prática e experiência para aprender.

Seja honesto com você mesmo, com seu empregador e outros profissionais. O Conselho Federal de Administração orienta os administradores a serem honestos em qualquer situação. Por isso, não minta sobre a sua experiência na área.

Caso você acredite que não é a pessoa ideal para realizar determinada função, deixe isso bem claro.

Leve em conta os seus pontos fortes. Veja em que cargos você pode se destacar mais.

Ninguém sai da faculdade com todo o conhecimento necessário. Embora a graduação seja a forma de se tornar um administrador, nenhum curso vai te dar a experiência necessária.

Por isso, não pare de se especializar.

Se você quer chegar em cargos mais importantes, continue se aperfeiçoando. Valorize toda e qualquer experiência, independentemente do cargo profissional em que você se encontra.

Erros reiterados que denotem inépcia profissional sofrerão infrações.

Descubra o que você pode melhorar em você. Além disso, caso você já esteja em um cargo de liderança e vá contratar um outro profissional, verifique se este possui as habilidades necessárias. Não escolha o mais barato, pois isso pode te custar caro lá na frente. Também tome cuidado com indicações, pois nem sempre os profissionais recomendados são a melhor opção.

 

 

Não corra o risco de ser punido por erros que você não tinha a intenção de cometer. Também não deixe que as ações de outros profissionais inexperientes prejudiquem a reputação da empresa.

Agora que você já sabe como Art. 3° Inciso XVIII funciona, comente com seus colegas de trabalho a importância de seguir todas orientações do CFA e do Código de Ética.

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

Por Jadir Tosta Junior | 21 de maio de 2021

Descubra aqui os 5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

Por que o Brasil precisa de bons profissionais de administração?

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos profissionais de administração no mercado, isso é fato. Porém, nem todo mundo consegue entender a importância que esse profissional tem para o sucesso de uma organização. Felizmente, o cenário está mudando. […]

4 desafios enfrentados pelos profissionais de administração recém-formados

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

É um caminho natural: após a faculdade, cada profissional sai em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Contudo, a realidade pode ser desafiadora para os recém-formados em administração. Isso não é […]

O que é canvas e como administradores podem utilizá-lo

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

O Business Model Generation, ou simplesmente canvas, é uma excelente solução para empreendedores e administradores que querem analisar as questões estratégias de uma empresa. O principal objetivo dessa ferramenta é criar um modelo […]

5 aplicativos que todo administrador deve conhecer

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos aplicativos que podem facilitar a vida dos administradores. Essas ferramentas são essenciais para você desempenhar o seu trabalho com mais qualidade, eficiência e rapidez. Se você é um administrador de empresas, […]

Como administrar uma pequena empresa em 4 passos

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Muitas pessoas acham que para abrir uma pequena empresa de sucesso, basta escolher um setor que está em alta, ter otimismo e coragem suficiente para se aventurar. Bom, elas não estão totalmente erradas. […]

Sair da versão mobile