Art. 5° Inciso VII – Oferta e demanda no mercado

Você já parou para pensar no quanto a oferta e demanda interferem no salário? É sobre isso que o Art. 5° Inciso VII se refere.

A oferta e demanda podem ser usadas para explicar os salários de qualquer profissão. Logo, no mercado de administração não é diferente.

Quanto mais pessoas estiverem disponíveis a realizar um trabalho, menor será o salário. Ou seja, a quantidade de concorrentes interfere diretamente no valor que uma empresa ou o mercado de maneira geral remunera os trabalhadores.

Além disso, não é só a profissão que conta, mas a função. Por exemplo, há muitos profissionais de administração no mercado. Entretanto, não são todos que podem realizar determinado serviço.

Se essa função tiver pouca oferta de profissionais, aqueles que se dedicarem a realizá-la irão encontrar remunerações mais atrativas.

Como funciona o Art. 5° Inciso VII?

Os honorários e salários dos administradores devem ser sempre fixados e estabelecidos antes da realização de um novo trabalho ou ocupação de um cargo.

Contudo, há diversos fatores que interferem no quanto o profissional vai receber, como a oferta e a demanda do mercado.

Como na atual situação do país há um grande número de desempregados, ou seja, pessoas que buscam se recolocar no mercado, os salários acabam sendo um pouco mais baixos.

É complicado lidar com questões de oferta e demanda, já que esses fatores regulam os valores de produtos no mercado, serviços e salários de todas as profissões.

Entretanto, independentemente do fato ou da situação, valorize o seu trabalho. Não é qualquer pessoa que pode exercer a profissão de administrador. Muitas delas porque não possuem um diploma na área. Outras, porque não tem habilidades suficientes de administração, gestão e economia.

Os trabalhadores de cargos mais altos normalmente recebem salários melhores. Como a exigência é maior para esses cargos, são poucas pessoas que se candidatam.

O Art. 5 Inciso VII deixa claro que a oferta e a demanda podem interferir no seu salário. De qualquer forma, você precisa valorizar o seu trabalho e a sua profissão.

É importante investir em suas habilidades técnicas. Foque no seu diferencial para que você consiga se destacar no mercado de trabalho. 

O Código Federal de Administração incentiva todos os profissionais da área a lutar pela dignidade trabalhista e melhores condições de trabalho, o que ajuda também na parte financeira.

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

Sair da versão mobile