Art. 8° Inciso I

Art. 8° Inciso I – Desentendimento e discórdia entre profissionais de administração

Todos desejam trabalhar em um ambiente mais saudável. O Art. 8° Inciso I, que faz parte do Código de Ética dos Profissionais de Administração, fala exatamente sobre isso.

Mesmo os microempreendedores, precisam lidar com os clientes e em alguns momentos, com outros profissionais do ramo da administração, seja para tirar dúvidas ou tentar formar parcerias.

O problema é que durante a convivência em um ambiente de trabalho, é normal que em algumas situações, sejam formadas desavenças entre os profissionais.

Porém, o código de ética de administração deixa bem claro que é seu dever evitar desentendimento com colegas. Ou seja, por mais que você não concorde com algo que esteja sendo feito, é preciso resolver a situação de forma amigável e sem causar prejuízos a terceiros.

Caso você tenha dúvidas sobre algo que está acontecendo na empresa em que trabalha, pode consultar o Conselho Regional de Administração.

Como funciona o Art. 8° Inciso I?

Sempre que surgir alguma situação que coloque em jogo o seu nível de paciência, pare para pensar um pouco. Nunca vale a pena criar uma situação estressante em um ambiente de trabalho.

Qualquer desavença criada em um único segundo, pode se estender por anos.

As discussões devem ocorrer em tom amigável e profissional. Jamais leve elas para fora do ambiente de trabalho e não deixe que elas interfiram na sua postura de administrador.

O desentendimento com outros profissionais é mal visto, segundo o código de ética de administração e o CFA. Ou seja, se em algum momento for provado, que você é o responsável pela desavença criada na empresa, poderá ser punido.

Portanto, seja você funcionário ou dono de uma organização, se dedique a criar um ambiente de trabalho baseado no respeito mútuo.

Incentive apenas conversas produtivas. Quando precisar criticar alguém, faça de modo construtivo, sempre considerando o que a outra pessoa irá sentir.

Um ambiente de trabalho baseado no respeito e consideração é melhor para todos. Segundo o Art. 8° Inciso I, o desentendimento e a discórdia, podem causar problemas para os administradores.

 

 Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

Sair da versão mobile