Art. 17 – Suspensão em casos de infrações cometidas por administradores

De acordo com o Art. 17, as infrações cometidas por administradores nos incisos XV a XVIII do Art. 3°, podem levar a suspensão do registro profissional.

O código de ética para administradores é o documento no qual há informações sofre regras, direitos, deveres e violações.

As infrações que podem fazer com que você seja punido com a suspensão são as seguintes:

– Fraudar a lei ou contribuir para a realização de ato definido

– Tentar obter vantagem de forma indevida

– Prestar qualquer tipo de ato profissional que prejudique outras pessoas e organizações

– Cometer algum erro por mais de uma vez (mesmo que de forma não proposital) que comprove a sua incapacidade profissional

As penas de suspensão serão aplicadas pelo prazo de:

– 6 meses a um ano no caso de profissionais que demonstrem incapacidade técnica

– 1 a 5 anos no caso de profissionais, que em algum momento, sejam responsáveis por falsificação de documento, ou por dolo, em parecer ou outro documento que assinar

Como funciona o Art. 17?

 

Suspensão é diferente de cancelamento. Enquanto o primeiro te impede de exercer a profissão por tempo limitado, o segundo faz com que você seja impedido de vez de continuar a trabalhar como administrador.

Porém, só o fato de você ter seu registro suspenso já é suficiente para causar problemas. É assim que funciona o Art. 17.

Primeiro, porque durante esse período, você tem que se ausentar do seu trabalho como administrador e procurar outra fonte de renda.

Segundo, porque a sua reputação e credibilidade como profissional entram em jogo.

Qualquer ato ilícito que tenha sido cometido de forma proposital ou não, faz com que as pessoas comecem a desconfiar de você. Mesmo que a infração tenha ocorrido há anos, será difícil recuperar a confiança de terceiros e das organizações.

As pessoas podem desconfiar da sua honestidade e da sua eficiência como administrador. Ao saber como funciona o Art.17, você minimiza as chances de cometer infrações que podem causar a suspensão do seu registro.

Por isso, fique ciente de que seus erros podem não somente prejudicar terceiros, mas a sua vida profissional.

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

 

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

Como desenvolver as habilidades de liderança

Por Jadir Tosta Junior | 16 de janeiro de 2023

Desenvolver habilidades de liderança pode levar tempo e esforço, mas aprimorar essas habilidades é essencial para os líderes de administração que desejam alcançar o sucesso.

5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

Por Jadir Tosta Junior | 21 de maio de 2021

Descubra aqui os 5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

Por que o Brasil precisa de bons profissionais de administração?

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos profissionais de administração no mercado, isso é fato. Porém, nem todo mundo consegue entender a importância que esse profissional tem para o sucesso de uma organização. Felizmente, o cenário está mudando. […]

4 desafios enfrentados pelos profissionais de administração recém-formados

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

É um caminho natural: após a faculdade, cada profissional sai em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Contudo, a realidade pode ser desafiadora para os recém-formados em administração. Isso não é […]

O que é canvas e como administradores podem utilizá-lo

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

O Business Model Generation, ou simplesmente canvas, é uma excelente solução para empreendedores e administradores que querem analisar as questões estratégias de uma empresa. O principal objetivo dessa ferramenta é criar um modelo […]

5 aplicativos que todo administrador deve conhecer

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos aplicativos que podem facilitar a vida dos administradores. Essas ferramentas são essenciais para você desempenhar o seu trabalho com mais qualidade, eficiência e rapidez. Se você é um administrador de empresas, […]

Sair da versão mobile