Art.  13 Parágrafo 1

Art. 16 – Censura em caso de infrações que violem o código de ética

Você sabia que de acordo com o Art. 16, caso cometa algumas das infrações definidas nos incisos X a XIV do artigo 3°, poderá sofrer censura do Conselho Federal de Administração da sua regional?

Em caso de advertência, o documento enviado será totalmente reservado a você. Porém, a censura será pública. Ou seja, o acontecido irá ficar registrado no Diário da União.

Para saber mais sobre o Art. 16, continue a leitura.

Como funciona o Art. 16?

Esses são os seguintes atos que podem fazer com que você receba censura:

– Permitir a utilização do seu nome ou registro profissional por uma organização que você não trabalhe ou não exerça atividade remunerada

– Facilitar o exercício da profissão a terceiros, que tiveram seus registros suspensos, cancelados ou então, não estão aptos a atuar como administrador

– Recusar-se a prestar contas de bens e numerários que lhe foram confiados em razão do seu exercício profissional

– Estar envolvido com casos de assédio moral ou sexual

Como você pode ver, todos esses atos podem manchar a sua credibilidade como administrador.

Embora isso não signifique que você vá ter seu registro suspenso ou cancelado, a censura é suficiente para te trazer grandes incômodos e prejuízo.

Por isso, é importante ficar ciente de todas as infrações que podem fazer com que você sofra censura, que podem ser vistas no Art. 16.

Se você está em dúvida do que pode ou não ser feito como administrador, leia o código de ética. Esse documento é a melhor forma de te manter informado sobre regras que abrangem todos os profissionais da administração.

Caso você receba algum documento por escrito no qual seja convocado a se apresentar ou mandar uma resposta, faça isso o mais rápido possível.

Desrespeitar o prazo máximo também pode te trazer problemas. Por isso, ao descobrir que recebeu uma advertência, não se desespere.

Ao saber exatamente todos os atos que podem fazer com que você sofra censura, que estão escritos no Art.16, você consegue saber exatamente o que não pode ser feito.

Veja o que deve ser feito e até quando. Dessa forma, você tem mais tempo para lidar com a situação e evitar punições.

Art. 16
Infringir o código de ética pode trazer sérios problemas.

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

 

 

Rolar para cima