Art. 5° Inciso VI

Art. 17 – Suspensão em casos de infrações cometidas por administradores

De acordo com o Art. 17, as infrações cometidas por administradores nos incisos XV a XVIII do Art. 3°, podem levar a suspensão do registro profissional.

O código de ética para administradores é o documento no qual há informações sofre regras, direitos, deveres e violações.

As infrações que podem fazer com que você seja punido com a suspensão são as seguintes:

– Fraudar a lei ou contribuir para a realização de ato definido

– Tentar obter vantagem de forma indevida

– Prestar qualquer tipo de ato profissional que prejudique outras pessoas e organizações

– Cometer algum erro por mais de uma vez (mesmo que de forma não proposital) que comprove a sua incapacidade profissional

As penas de suspensão serão aplicadas pelo prazo de:

– 6 meses a um ano no caso de profissionais que demonstrem incapacidade técnica

– 1 a 5 anos no caso de profissionais, que em algum momento, sejam responsáveis por falsificação de documento, ou por dolo, em parecer ou outro documento que assinar

Como funciona o Art. 17?

 

Suspensão é diferente de cancelamento. Enquanto o primeiro te impede de exercer a profissão por tempo limitado, o segundo faz com que você seja impedido de vez de continuar a trabalhar como administrador.

Porém, só o fato de você ter seu registro suspenso já é suficiente para causar problemas. É assim que funciona o Art. 17.

Primeiro, porque durante esse período, você tem que se ausentar do seu trabalho como administrador e procurar outra fonte de renda.

Segundo, porque a sua reputação e credibilidade como profissional entram em jogo.

Qualquer ato ilícito que tenha sido cometido de forma proposital ou não, faz com que as pessoas comecem a desconfiar de você. Mesmo que a infração tenha ocorrido há anos, será difícil recuperar a confiança de terceiros e das organizações.

As pessoas podem desconfiar da sua honestidade e da sua eficiência como administrador. Ao saber como funciona o Art.17, você minimiza as chances de cometer infrações que podem causar a suspensão do seu registro.

Por isso, fique ciente de que seus erros podem não somente prejudicar terceiros, mas a sua vida profissional.

Art. 17

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

 

Rolar para cima