Art. 11 Inciso II – censura pública

Você sabia que de acordo com o Art. 11 Inciso II, você pode sofrer censura pública, caso cometa algum tipo de infração ou quebre as regras do Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA)?

Isso acontece porque as pessoas que atuam em uma determinada profissão regulada por órgãos, estão sujeitos a esse tipo de punição.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, vamos te explicar um pouco mais sobre o Art. 11 Inciso II?

O que é o Art. 11 Inciso II?

O capítulo VII, no qual o Art. 11 está inserido, fala sobre a fixação e gradação das penas.

A violação aos preceitos e as regras do CEPA, fazem com que o administrador sofra determinado tipo de censura, que pode ser reservada ou pública.

Obviamente, caso você quebre alguma das regras estabelecidas no código, você tem o direito a defesa.

De qualquer forma, a melhor coisa que você pode fazer, é sempre evitar esse tipo de situação. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, consulte o CEPA para ter certeza se o que você está fazendo está de acordo com os preceitos estabelecidos.

Além disso, o fato de a censura ter sido pública, pode prejudicar a sua reputação como profissional da administração.

O CFA deixa bem claro a importância de agir de modo ético, íntegro e honesto em qualquer situação.

Os problemas que você pode enfrentar devido a infração cometida, podem durar meses ou ainda mais tempo.

Qualquer profissional, independentemente da profissão, deve cumprir regras e agir de acordo com os princípios e valores estabelecidos pela sociedade.

Porém, você como administrador, precisa levar essa regra ainda mais a sério, pois caso o seu trabalho crie problemas para outros profissionais ou empresas, milhares de pessoas poderão ser prejudicadas.

Você conhece algum administrador que sofreu censura pública? Com certeza ele teve vários problemas depois disso, não é mesmo?

Para evitar que isso aconteça com você ou com seus colegas de profissão, comente sobre a importância de seguir todas regras do CEPA.

Como você pode ver, o Art. 11 Inciso II deixa bem claro que dependendo da pena, você sofrerá censura pública, o que pode atrapalhar a sua credibilidade como profissional.

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

Rolar para cima