Direitos do Administrador. Exigimos o que é nosso

Dando continuidade aos artigos do Código de Ética dos Profissionais da Administração (CEPA), entramos agora no artigo 4 que trata dos direitos do administrador.

Após passarmos dias a fio estudando sobre as penalidades, agora queremos sombra e água fresca. Queremos apenas falar de direitos.

O CEPA traz seis incisos sobre os direitos do administrador. Neste post vamos abordar o inciso I.

O inciso I do 4º artigo do código de ética dos administradores 2018

Art. 4º São direitos do Profissional de Administração:

I – exercer a profissão independentemente de questões religiosas, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social, orientação sexual ou de qualquer natureza discriminatória;

Certamente, este inciso tem a intenção de garantir que qualquer administrador(a) tenha o direito de exercer a profissão.

Por esse motivo, descreve uma série de características que poderiam, em algum momento, ser foco de discriminação.

Apesar disso parecer um absurdo, ainda hoje existem pessoas que são prejudicadas por fazerem escolhas diferentes da maioria.

Isso, porque nossa sociedade ainda não incorporou a vivência de uma palavra muito simples. RESPEITO.

Não estamos aqui para discutir se você deve concordar ou discordar da opinião e escolhas de alguém.

Estamos aqui para afirmar que independente de você concordar ou não, você deve respeitar.

Já vimos anteriormente, que se um administrador(a) discriminar outro com base nas características acima estará cometendo uma infração administrativa e será penalizado conforme o CEPA.

Portanto, se você não quer cair nesse erro, é melhor começar a desenvolver sua habilidade de respeitar o limite e espaço dos outros.

Saber que qualquer pessoa, independente de classe social, raça, religião, sexo e sexualidade e etc, tem direito de exercer a profissão de administração, não é o suficiente.

Além de não cometer discriminação, você pode ajudar a exigir que esse direito do administrador seja cumprido.

O que é desrespeito aos Direitos do Administrador(a) de acordo com o inciso I?

Caso você presencie alguma cena de preconceito, impedindo que um administrador exerça sua atividade profissional, denuncie.

Dessa forma, o cumprimento dos direitos do administrador é garantido e a profissão cresce.

Mas, o que será que caracteriza desrespeito ao direito do administrador descrito no inciso I do artigo 4º do CEPA?

É importante destacarmos além do preconceito direto e escancarado há muitas outras formas de ser preconceituoso com alguém.

Quando um(a) gestor(a) privilegia alguns de seus colaboradores em detrimento de outros por causa de alguma característica pessoal, a discriminação é clara.

Mas, sabe aquelas conversas tortas de corredor ou aquelas piadinhas sem graça?

Mesmo que a piada não seja contada diretamente para a pessoa alvo, se elas vierem a tornar o ambiente hostil e impossibilitar outro administrador de trabalhar ele pode alegar, perante os Conselhos, que foi privado do direito que inciso I do artigo 4 do CEPA dá à ele(a).

E pode acusá-lo(a) de cometer a infração administrativa do inciso I do artigo 3 do CEPA.

Então esteja atento(a) às suas palavras, posturas e decisões.

Também esteja atento(a) às políticas de sua empresa (caso seja o proprietário) e às ações de seus subordinados.

Se você ocupa um cargo de liderança, é responsável, em partes, pelas atitudes tomadas por seus colaboradores.

Se uma situação desagradável chega a seu conhecimento e você não toma nenhuma postura, poderá ser chamado (a) a responder solidariamente pela infração.

Claro, se ficar configurada conivência com a manutenção da situação.

Sim, aos direitos dos Administradores.

Portanto, cumpra com seu papel de administrador.

Trabalhe para que os direitos dos administradores sejam respeitados.

Aja sempre de forma ética e respeitosa e exija que todos ajam da mesma forma no seu ambiente de trabalho.

Vamos trabalhar juntos para o crescimento de nossa categoria profissional?

Um grande abraço e até a próxima.

Seja o melhor gestor de si mesmo.

Curta e compartilhe nossos conteúdos em suas redes sociais e com seus amigos administradores.

Nos ajude a espalhar conteúdos de qualidade feitos exclusivamente para administradores.

Leia também nosso artigo: Tudo o que você precisa saber sobre o Código de Ética do Administrador

Posted in

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

Deixe um Comentário





block chain, personal, shaking hands

Art. 2° Inciso II: deveres do profissional de administração

Por Jadir Tosta Junior | 22 de agosto de 2020

O Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) regula os direitos e deveres dos profissionais de administração. O Art. 2° Inciso I estabelece que um dos deveres do profissional de administração é exercer seu trabalho com zelo e honestidade, atuando de uma maneira em que os interesses dos clientes, instituição e sociedade sejam prioridade.…

banner, header, business

Comentário Art. 2º – VII do código de ética dos administradores: função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Qualquer que seja o tipo de empresa ou pessoa jurídica para quem o administrador irá trabalhar, essa terá uma atividade econômica produzindo bens ou serviços. E é dever dos administradores promoverem essa orientação: Art. 2º – VII – esclarecer o cliente sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente.…

businessman, team spirit, teamwork

Comentário Art. 2º – VI do Código de ética dos administradores: Cuidados no zelo por sua reputação pessoal e profissional

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Um administrador que se preze estará sempre atento às suas decisões profissionais e pessoais e em como elas refletem nos outros ou com são interpretadas por eles, veja porque: Art. 2º  – VI – zelar por sua reputação pessoal e profissional, bem como pelo prestígio e dignidade da profissão; Zelar pela reputação pessoal abrange todas…

student, library, books

Comentário Art. 1º parágrafo segundo do Código de Ética dos administradores

Por Jadir Tosta Junior | 11 de fevereiro de 2020

A quem se aplica o código de ética dos administradores? Todos com alguma formação em administração? Inclui aqueles que estão em formação? No Brasil o curso de administração está entre os 10 cursos que mais entregam profissionais formados no mercado. Segundo dados do Inep, publicado em 2016, os cursos de administração formaram 1. 319.804 alunos…

book, read, student

Aperfeiçoamento pessoal e profissional. Vá estudar que você ganha mais.

Por Jadir Tosta Junior | 19 de julho de 2019

Em um mundo de constantes mudanças como o que vivemos, aperfeiçoamento pessoal e profissional já deixou de ser diferencial e se tornou pré requisito básico para qualquer profissional. E o inciso V do artigo 2º do CEPA diz que isso realmente é um dever, uma obrigação, de todo administrador, não apenas uma opinião de comum…

Como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar

Por Jadir Tosta Junior | 13 de junho de 2019

Você já foi penalizado por descumprir alguma das diretrizes do Código de Ética dos Administradores (CEPA)? Se isso vier a acontecer sabe como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar? O Código de Ética dos Administradores traz no artigo 11º as penalidades que os administradores sofrerão caso desrespeitem alguma das regras do CEPA. Mas, também traz…