Salário e honorários do Profissional de Administração

Como devem ser fixados salário e honorários do Profissional de Administração?

Não sei se você sabe, mas o Código de Ética dos Profissionais de Administração estabelece regras para  se fixar salários e honorários de administradores.

O assunto é relevante porque introduz uma discussão muito importante: melhorar os ganhos do administradores.

O que fala o art. 5º sobre fixação de salário e honorários do Profissional de Administração? 

DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS
Art. 5º Os honorários e salários do Profissional de Administração deverão ser fixados, por escrito, antes do início do trabalho a ser realizado, levando-se em consideração, entre outros, os seguintes elementos:

Certamente existem profissões com piores médias de remunerações, acredite, não tá fácil para ninguém.

Por isso, não se iluda, se quiser ganhar bem como administrador você vai ter que suar a camisa.

Tudo o que você precisa saber sobre o Código de Ética do Administrador

Vamos falar nos próximos posts sobre as regras para fixar honorários e salários de administradores e como melhorar seus ganhos.

Mas hoje, vamos nos ater no caput do art. 5º, que trata de como devem ser fixados estes honorários e ou salários.

Salário e honorários do Profissional de Administração devem ser fixados por escrito.

Antes de mais nada, como fazemos de praxe vamos conceituar.

O que é salário?

O salário compreende toda parcela, bem ou vantagem fornecida pelo empregador como gratificação pelo trabalho desenvolvido por funcionário, mediante contrato de trabalho.

O que são honorários?

Honorários no plural, é a remuneração que um profissional liberal recebe por serviços prestados a qualquer interessado, pessoa física ou jurídica.

Os honorários referem-se ao valor a ser pago a um profissional liberal pelo exercício de sua profissão de maneira independente.

Profissional liberal, o que é?

É toda pessoa física, com conhecimento ensino universitário ou técnico, que possui liberdade profissional para desempenhar suas atividades.

Dentre os tipos de profissionais liberais existentes, podemos listar: Administradores, médicos, advogados, jornalistas, dentistas, psicólogos, arquitetos, etc…

E quanto a forma de como devem ser fixados os honorários e salários dos profissionais da administração?

Bom, pode parecer óbvio para os dias atuais, mas, honorários e salários de administradores devem ser fixados por escrito. O artigo 5º é claro.

Por escrito, entende-se:

Na época da minha vovozinha um aperto de mão e um compromisso assumido valia muito mais que todas as sopas de letrinhas dos contratos atuais.

Mas isso não importa mais, o que vale é saber que, para o administrador, a regra é:

todo valor de salário ou honorário devem ser fixados por escrito.

Um contrato lhe garantirá respaldo no caso de não cumprimento de obrigações pré estabelecidas.

Portanto, se vai trabalhar como administrador registrado(a), fique esperto(a) para não vacilar nesta regra do Código de Ética.

Devem ser fixados antes do início do trabalho a ser realizado

Tem um ditado muito conhecido que diz:

Combinado não sai caro

Portanto, honorários e salários de um profissional da administração devem ser fixados antes do início do serviço.

Antes do início do projeto, serviço ou atividade é a hora de combinar as entregas, quais serão as características que o produto ou serviço deve possuir quando estiver completo, dentre outras questões.

Como deixar claro quais são as entregas, os prazos e os requisitos aceitáveis do objeto do contrato?

Uma técnica muito útil para estabelecer com o cliente quais serão as entregas, os prazos e os requisitos aceitáveis do objeto do contrato é o KANBAN.

O Kanban é utilizado em industrias e centros logísticos para controlar os estoques de peças de reposição ou de bens armazenados.

Você pode pensar que é algo complicado, mas, existem sistemas como o Trello que simplificam tudo.

O Kamban simplifica toda a entrega estruturando o quadro em três blocos:

  • Pendente
  • Fazendo
  • Feito

Bom, a lista dispensa comentários e explicação sobre o que cada item significa.

Na imagem a seguir, você vê um exemplo estruturação de entregas utilizando o Kamban no TRello.

trello

Compartilhe

E para finalizar, preciso te pedir algo. Preciso que compartilhe nossos conteúdos.

Seus colegas precisam conhecer mais sobre o código de ética, isso fortalece a profissão, por isso preciso que compartilhe.

Um forte abraço.

Seja o melhor gestor de si mesmo e até breve.

Posted in

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

1 comentário

  1. […] Já falamos que honorários e salários devem ser fixados por escrito, e também que devem ser estabelecidos antes d… […]

Deixe um Comentário





block chain, personal, shaking hands

Art. 2° Inciso II: deveres do profissional de administração

Por Jadir Tosta Junior | 22 de agosto de 2020

O Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) regula os direitos e deveres dos profissionais de administração. O Art. 2° Inciso I estabelece que um dos deveres do profissional de administração é exercer seu trabalho com zelo e honestidade, atuando de uma maneira em que os interesses dos clientes, instituição e sociedade sejam prioridade.…

banner, header, business

Comentário Art. 2º – VII do código de ética dos administradores: função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Qualquer que seja o tipo de empresa ou pessoa jurídica para quem o administrador irá trabalhar, essa terá uma atividade econômica produzindo bens ou serviços. E é dever dos administradores promoverem essa orientação: Art. 2º – VII – esclarecer o cliente sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente.…

businessman, team spirit, teamwork

Comentário Art. 2º – VI do Código de ética dos administradores: Cuidados no zelo por sua reputação pessoal e profissional

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Um administrador que se preze estará sempre atento às suas decisões profissionais e pessoais e em como elas refletem nos outros ou com são interpretadas por eles, veja porque: Art. 2º  – VI – zelar por sua reputação pessoal e profissional, bem como pelo prestígio e dignidade da profissão; Zelar pela reputação pessoal abrange todas…

student, library, books

Comentário Art. 1º parágrafo segundo do Código de Ética dos administradores

Por Jadir Tosta Junior | 11 de fevereiro de 2020

A quem se aplica o código de ética dos administradores? Todos com alguma formação em administração? Inclui aqueles que estão em formação? No Brasil o curso de administração está entre os 10 cursos que mais entregam profissionais formados no mercado. Segundo dados do Inep, publicado em 2016, os cursos de administração formaram 1. 319.804 alunos…

book, read, student

Aperfeiçoamento pessoal e profissional. Vá estudar que você ganha mais.

Por Jadir Tosta Junior | 19 de julho de 2019

Em um mundo de constantes mudanças como o que vivemos, aperfeiçoamento pessoal e profissional já deixou de ser diferencial e se tornou pré requisito básico para qualquer profissional. E o inciso V do artigo 2º do CEPA diz que isso realmente é um dever, uma obrigação, de todo administrador, não apenas uma opinião de comum…

Como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar

Por Jadir Tosta Junior | 13 de junho de 2019

Você já foi penalizado por descumprir alguma das diretrizes do Código de Ética dos Administradores (CEPA)? Se isso vier a acontecer sabe como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar? O Código de Ética dos Administradores traz no artigo 11º as penalidades que os administradores sofrerão caso desrespeitem alguma das regras do CEPA. Mas, também traz…