Art. 3° – Inciso XVII – Administradores que agem de má fé e de modo antiético

O Art. 3° Inciso XVII refere se aos administradores que agiram de má fé em um determinado momento.

Qualquer ato, proposta, orientação e prescrição técnica que resulte em danos a pessoas físicas ou organizações, pode resultar em graves problemas para administradores.

Certamente, em algum momento da sua trajetória profissional, você pode ter se deparado com pessoas que agiram de má fé para prejudicar terceiros.

De uma maneira mais generalizada, pode se dizer que o  Art. 3° Inciso XVII abrange qualquer tipo de ação cometida por administradores que tinham o objetivo de prejudicar alguém.

Como funciona o Art. 3° Inciso XVII?

É importante lembrar que a sua carreira profissional está totalmente relacionada com os seus atos pessoais. Ou seja, qualquer ação que você tome, será diretamente vinculada a sua profissão. É assim que a sociedade age.

Você deve ter muita responsabilidade com as suas ações. Suas funções profissionais vão interferir na vida dos colaboradores e da sociedade.

É por isso que você deve sempre agir de modo responsável. Se alguma atitude sua pode prejudicar outra pessoa, ou até você mesmo, pare imediatamente.

Se o seu trabalho for realizado de modo antiético e irresponsável, uma organização pode ir à falência. Consequentemente, diversas pessoas poderão ficar sem emprego.

Antes de aceitar uma proposta de emprego ou um novo trabalho, verifique se você possui todas as habilidades técnicas necessárias.

Mas só isso não é suficiente, pois você precisa agir de modo correto em todas as situações. De nada adianta ter experiência e conhecimento se você agir de má fé e prejudicar a empresa.

Se a empresa perceber que você errou sem querer, fica mais fácil contornar a situação, pois as pessoas não vão perder a confiança em você. Porém, é importante você entender o que fez de errado para que não aconteça mais.

Agora, se perceberem que suas ações foram propositais, a situação ficará ainda mais complicada, pois a sua honestidade e postura profissional serão questionadas. O Conselho Federal de Administração estabelece regras rígidas em relação ao Art. 3° Inciso XVII.

Art. 3° Inciso XVII

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

5 séries que todo administrador deve assistir

Por Jadir Tosta Junior | 18 de janeiro de 2021

Você sabia que há séries que todo administrador deve assistir? Além de ser uma fonte de entretenimento, o cinema também é uma forma de você conhecer um pouco mais sobre o mundo e ter novas ideias para aplicar na sua profissão. Todo mundo precisa relaxar. Se você puder combinar a diversão com conhecimento, melhor ainda.…

Como a administração pode te ajudar a empreender

Por Jadir Tosta Junior | 18 de janeiro de 2021

Nunca se falou tanto em empreender como no ano de 2020. A falta de vagas no mercado de trabalho e os baixos salários oferecidos pelas empresas, fizeram que milhões de brasileiros começassem a trabalhar por conta própria. Qualquer pessoa pode abrir seu próprio negócio. Contudo, o conhecimento em administração é um verdadeiro diferencial, afinal, você…

6 áreas de especialização para quem se formou em administração

Por Jadir Tosta Junior | 18 de janeiro de 2021

Se você é um administrador, pode ter certeza de que há diversas áreas de especialização para você. Na verdade, você pode ser um generalista. Ou seja, entender um pouco de vários assuntos. Contudo, para você se destacar ainda mais no mercado do trabalho, o ideal é que se especialize ao máximo possível em uma determinada…

‘’Terminei a faculdade de administração. O que faço agora?’’

Por Jadir Tosta Junior | 18 de janeiro de 2021

Ao terminar a faculdade de administração ou qualquer outra, é normal que as dúvidas comecem a surgir. Perguntas como ‘’Qual caminho seguir?’’ ou ‘’Será que devo continuar me especializando?’’ são extremamente comuns. Primeiramente, é importante manter a calma. Todo mundo passa por isso em algum momento. Porém, não deixe de continuar se especializando. A faculdade…

4 coisas que você não aprende na faculdade de administração

Por Jadir Tosta Junior | 18 de janeiro de 2021

Terminar a faculdade de administração é o primeiro passo para uma carreira profissional de sucesso. Aprender é essencial, e, por isso, você deve levar todos os seus anos de estudo muito a sério. Entretanto, você não vai adquirir todo o conhecimento necessário na sala de aula. Na verdade, há muita coisa que você só consegue…

Marketing e administração: qual a relação?

Por Jadir Tosta Junior | 14 de janeiro de 2021

Você já parou para pensar sobre a relação que existe entre marketing e administração? Isso não significa que um administrador deve ser especialista em marketing. Porém, o marketing e administração podem trabalhar em conjunto e por isso, é fundamental que você entenda melhor a relação entre as duas áreas. Quer saber mais sobre o assunto?…