13 livros que todo administrador deve ler

Há livros que todo administrador deve ler, seja para adquirir mais conhecimento, aprender novas habilidades ou para entender um pouco mais do mercado de trabalho.

Entretanto, é comum que muitos administradores fiquem ‘’presos’’ a faculdade. Ou seja, eles não procuram nenhuma outra fonte de informação além das aulas presenciais/virtuais.

Se você realmente quer se destacar no mercado, deve sempre ir em busca de informações, habilidades e opiniões de especialistas na área. Uma das melhores maneiras de fazer isso é através da leitura.

Para que você adquira ainda mais conhecimento, nós vamos falar sobre alguns dos livros que todo administrador deve ler:

  1. Paixão por vencer (Jack Welch com Suzy Welch)

O livro fala sobre liderança e desafios no mercado de trabalho. Nesta obra, o homem que comandou a General Eletric por 20 anos, diz tudo o que aprendeu ao trabalhar por 20 anos na GE. 

O propósito é ajudar pessoas que querem se destacar no mundo dos negócios.  Paixão por vencer é um dos livros que todo administrador deve ler, pois os profissionais dessa área podem aprender muito com a experiência de Jack Welch em uma das empresas mais respeitadas nos Estados Unidos.

Ser uma pessoa bem-sucedida não é algo tão simples. Contudo, está longe de ser impossível. Se você souber mostrar o seu valor como profissional e suas habilidades pessoais ao mesmo tempo, vai saber se relacionar melhor no trabalho e alcançar a preferência no mercado.

2. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

Um administrador não precisa ser especialista em comunicação empresarial.

Contudo, você vai ter muita mais facilidade em alcançar o sucesso, se conseguir criar bons relacionamentos profissionais na empresa em que trabalha e saber mais sobre o processo de gestão de pessoas.

”Como fazer amigos e influenciar pessoas” é um dos livros favoritos dos administradores que querem aprimorar suas habilidades de comunicação no ambiente corporativo.

3. Comunicação empresarial e planos de comunicação (Maurício Tavares)

Você sabia que o conhecimento em comunicação empresarial e institucional é muito importante para administradores?

E é exatamente sobre isso que essa obra fala.

Se você quer aprender mais sobre esses conceitos e saber o que deve ser feito para aplicá-los na sua rotina profissional, não deixe de ler esse livro.

‘’Comunicação empresarial e planos de comunicação’’ é um dos livros que todo administrador deve ler. O motivo? Bom, ao aprimorar suas habilidades de fala e saber como se comunicar de forma mais assertiva, vai ser mais fácil alcançar resultados e eliminar falhas no processo de comunicação empresarial.

A obra de Maurício Tavares explica tudo sobre planejamento e comunicação interna.

Embora o livro tenha como público-alvo os profissionais de marketing, administradores também devem entender sobre esse assunto, já que a comunicação institucional e empresarial é essencial para qualquer ambiente corporativo.

4.  O Gerente minuto (Kenneth Blanchard e Dr. Spencer Johnson)

Você já se perguntou o motivo pelo qual algumas pessoas conseguem ter resultados tão positivos? Qual o segredo dos profissionais que conseguem trabalhar de forma rápida e eficiente?

É sobre isso que o livro ‘’O Gerente Minuto’’ fala.

Se você quer entender mais sobre a importância de cumprir prazos, atingir resultados e alcançar metas, pode ter certeza de que esse clássico vai te ajudar e muito na sua carreira de administrador.

Esse livro vai te revelar as três técnicas que vão te ajudar a melhorar seu desempenho no trabalho.

O Gerente minuto explica como a administração funciona na prática. É de fácil leitura e por isso, também é recomendado para estudantes de administração que ainda não possuem tanta experiência na área.

5. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia (Vicente Falconi)

Você sente dificuldades em gerenciar a sua rotina no ambiente de trabalho? Então esse livro pode mudar a sua vida!

O objetivo de Vicente Falconi ao começar a escrever essa obra, era ajudar profissionais de diversas áreas a entender sobre o processo de gestão de operação de rotina.

Muitas empresas e profissionais possuem dificuldades em organizar o dia a dia e por isso, acabam não conseguindo atrair bons resultados.

O livro é de fácil leitura e além de ensinar sobre gerenciamento da rotina, vai te explicar também sobre algumas técnicas de comunicação para facilitar o seu trabalho. Organizar uma empresa e/ou a própria vida está longe de ser algo simples. Mas ao ler esse clássico de Falconi, você vai conseguir aprimorar mais suas habilidades de gestão, tanto na vida pessoal quanto profissional. 

Vicente Falconi é um escritor e consultor de gestão. Esse profissional tem muito a ensinar para os administradores e por isso, agora vamos falar de uma outra obra dele:

6. O verdadeiro poder (Vicente Falconi)

O livro relata, através de alguns exemplos, os momentos em que Vicente Falconi esteve envolvido em questões relacionadas ao desenvolvimento de um empreendimento.

‘’O verdadeiro poder’’ revela os pontos de sucesso que estão por trás das grandes corporações e instituições governamentais.

Falconi fala sobre algumas de suas experiências entre os anos de 1997 e 2009, período em que trabalhou como consultor para empresas de grande porte, como a Ambev e Sadia.

Além disso, ele também fala sobre sua experiência na atuação de projetos em órgãos públicos junto com o seu time de consultores do INDG.

7. O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios (Charles Duhigg)

Charles Duhigg é um renomado jornalista americano. Nessa obra, ele explica sobre a importância de entender sobre os próprios hábitos (e mudá-los) para alcançar o sucesso.

O livro fala sobre histórias reais de pessoas que comprovam o quanto os hábitos interferentes no sucesso pessoal e profissional e como é possível alcançar novos resultados através da força de vontade.

Se você parar para analisar a sua rotina, com certeza vai encontrar alguns hábitos destrutivos, que podem atrapalhar a sua qualidade de vida e sua produtividade.

A chave para mudar o seu destino é justamente entender como esses hábitos funcionam.

Por muitos anos, Charles Duhigg pesquisou sobre a criação e manutenção de hábitos positivos, que são o segredo das pessoas felizes e bem-sucedidas.

Mas o que esse assunto tem a ver com administração? Bom, ao analisar a sua rotina, além de identificar seus principais hábitos, você consegue criar  boas perspectivas profissionais.

Ao criar essas perspectivas, torna-se possível desenvolver aptidões que te fazem se destacar e eliminar algumas ‘’manias’’ que prejudicam o seu progresso pessoal e profissional.

Há alguns hábitos que podem te levar ao sucesso, outros, a resultados desastrosos. E é por isso que ‘’O poder do hábito’’ é um dos livros que todo administrador deve ler.

Ao terminar essa obra, você vai ter muito mais facilidade em identificar o que está ‘’atrasando’’ a sua vida e o seu sucesso.

8.  A meta: Um processo de melhoria contínua (Eliyahu M. Goldratt)

Best-seller escrito em forma de romance que possui mais de 2 mil exemplares vendidos e que foi traduzido para diversos idiomas.

Eliyahu M. Goldratt fala sobre o funcionamento de uma indústria e o motivo pelo qual ela funciona de uma determinada forma.

A ideal é solucionar todos os problemas da empresa e a baixa receita. Os resultados alcançados na prática, mostram como processo de melhoria contínua pode ser aplicado em qualquer organização, seja ela grande ou pequena.

O livro é considerado um verdadeiro sucesso e por isso, já foi lido por administradores de vários países!

9.  Teoria Geral da Administração – Da Revolução Urbana à Revolução Digital (Editora Atlas)

Essa obra fala sobre o desenvolvimento e evolução de ideias no mundo da administração.

A ideia é fazer com que as pessoas entendam mais sobre conceitos  e como eles podem ser aplicados em cada estágio evolutivo. O final de cada capítulo traz alguns dos conceitos que ajudam a melhorar competências de análise e julgamento.

O livro trata de assuntos muito importantes para administradores, como por exemplo:

  • Administração científica
  • Escola do processo administrativo
  • Modelo japonês de administração

A obra ”Teoria Geral da Administração – Da Revolução Urbana à Revolução Digital” é um dos livros que todo administrador deve ler, pois explica tudo sobre ideias e conceitos fundamentais dessa área.

10. A Única Coisa – o Foco Pode Trazer Resultados Extraordinários Para Sua Vida (Gary Keller e Jay Papasan)

Durante a sua trajetória profissional, você vai ter que lidar com diversas coisas ao mesmo tempo. O problema, é que em certo momento, você vai se sentir sobrecarregado e por isso, pode ser que perca o foco no seu principal objetivo. Infelizmente, isso é algo que acontecer com frequência. Mas não precisa ser assim, não é mesmo?

O livro ‘’A única coisa’’ fala exatamente sobre esse tema: o foco.

Você realmente se dedica a conquistar o que mais deseja?

Todos os seus resultados são influenciados pelas suas escolhas. Se você quer realizar sonhos e finalmente tirar suas ideias do papel, não deixe de ler esse livro.

Acabe com a desorganização pessoal e continue lutando para alcançar seus objetivos.

Quer se tornar um administrador bem-sucedido? Ser promovido na empresa em que trabalha? Então não deixe as distrações e problemas atrapalharem a sua jornada profissional.

11. O príncipe (Nicolau Maquiavel)

Você certamente há ouviu falar desse livro nas aulas de história, quando ainda estava no ensino médio, não é mesmo?

A obra que foi escrita no ano de XVI, diz muito sobre a maneira que negócios internos e externos são conduzidos.

Nesse clássico, Nicolau Maquiavel explica sobre os principais tipos de principados e como cada um deles pode ser conquistado e governado. Apesar de ser uma obra antiga, alguns dos conceitos principais do livro podem ser levados para a administração atual.

Você, administrador, deve saber muito bem quais serão suas atividades profissionais e como lidar com as dificuldades que aparecerem após os seus objetivos serem atingidos.

12. A arte da negociação (Michael Wheeler)

Esse clássico de Michael Wheeler revela como bons negociadores conseguiram prosperar mesmo em épocas difíceis e de grandes incertezas econômicas.

Os bons negociadores simplesmente entenderam sobre o processo de negociação profissional e a importância de saber se adaptar as circunstâncias.

Ao ler esse livro, você vai saber como pessoas de sucesso conseguiram conquistar ótimos resultados através do planejamento e da ética nas negociações.

Além disso, ‘’A arte da negociação’’ também vai te ensinar a aprimorar habilidades e competências relacionadas a capacidade de negociar.

Essa obra é um dos livros que todo administrador deve ler por um motivo muito simples: quem trabalha no mundo dos negócios, deve entender sobre a psicologia das venda e o papel das emoções durante as negociações.

13. A Estratégia do Oceano Azul. Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante 

A estratégia do oceano azul é um fenômeno global que fez muito sucesso entre os profissionais de marketing, administração e vendas. Por esse motivo, esse clássico é um dos livros que todo administrador deve ler.

Se você quer conquistar boas oportunidades e descobrir como driblar a concorrência, não deixe de ler essa obra.

Além de saber como se destacar dos concorrentes, você vai descobrir o que deve ser feito para explorar novos mercados, que são chamados de ‘’oceano azul’’.

Muitos profissionais simplesmente não conseguem explorar o oceano azul.

Por isso, o autor da obra foca na importância da inovação do modelo de negócios e como superar os obstáculos organizacionais.

A estratégia do oceano azul vai te ensinar a lidar melhor com todas as barreiras do mercado.

O livro é um resultado de vários anos de pesquisa de autores de diversos setores diferentes. Já foi publicado em mais de 40 idiomas e apesar de não ser uma obra tão recente, continua fazendo sucesso no mundo corporativo.

Para se tornar um administrador de sucesso, você vai precisar fazer aquilo que os outros não fazem.

Esses são apenas alguns dos livros que todo administrador deve ler. Nunca deixe de aprender, pois conhecimento é sempre útil.

Concluir a graduação é o primeiro passo para ter uma carreira de sucesso. Mas não fique preso ao seu diploma, pois o mundo corporativo vai te exigir muito conhecimento e habilidades, que felizmente, podem ser conquistadas através da leitura e muito estudo.

Quanto mais você aprender, mais facilidade terá em tomar decisões e encontrar soluções.

Se quiser saber mais sobre o mundo da administração, leia os outros artigos do Top Administrador.

 

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

Por Jadir Tosta Junior | 21 de maio de 2021

Descubra aqui os 5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

Por que o Brasil precisa de bons profissionais de administração?

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos profissionais de administração no mercado, isso é fato. Porém, nem todo mundo consegue entender a importância que esse profissional tem para o sucesso de uma organização. Felizmente, o cenário está mudando. […]

4 desafios enfrentados pelos profissionais de administração recém-formados

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

É um caminho natural: após a faculdade, cada profissional sai em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Contudo, a realidade pode ser desafiadora para os recém-formados em administração. Isso não é […]

O que é canvas e como administradores podem utilizá-lo

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

O Business Model Generation, ou simplesmente canvas, é uma excelente solução para empreendedores e administradores que querem analisar as questões estratégias de uma empresa. O principal objetivo dessa ferramenta é criar um modelo […]

5 aplicativos que todo administrador deve conhecer

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos aplicativos que podem facilitar a vida dos administradores. Essas ferramentas são essenciais para você desempenhar o seu trabalho com mais qualidade, eficiência e rapidez. Se você é um administrador de empresas, […]

Como administrar uma pequena empresa em 4 passos

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Muitas pessoas acham que para abrir uma pequena empresa de sucesso, basta escolher um setor que está em alta, ter otimismo e coragem suficiente para se aventurar. Bom, elas não estão totalmente erradas. […]

Sair da versão mobile