Conselho Regional de Administração?Regional de Administração

Como funciona o Conselho Regional de Administração?

O Conselho Regional de Administração (CRA) é o o órgão que fiscaliza o exercício profissional (diretos e deveres) dos administradores brasileiros.

Esse órgão foi criado em 9 de setembro de 1965, pela Lei n° 4.769. Desde então, a vida de todos os profissionais da administração melhorou consideravelmente.

Entretanto, os deveres também começaram a ser cobrados de uma forma mais rigorosa e eficiente. Portanto, apesar de você poder cobrar seus direitos, precisa levar a sério os seus deveres.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura.

O que é o Conselho Regional de Administração?

Cada estado possui seu próprio CRA.

Ou seja, para fazer o seu registro profissional de administrador, para denunciar violações ou clamar por seus direitos, você deve se dirigir ao conselho regional da sua região.

O CRA é uma entidade própria e independente de vergas governamentais. Todo o valor recebido anualmente vem das taxas pagas por administradores e empresas que possuem registros.

De qualquer forma, os conselhos regionais possuem obrigação em relação à prestação de contas para o Conselho Federal de Administração e o Tribunal de Contas da União.

O CRA deve fiscalizar, orientar e obviamente, ajudar profissionais da administração.

Os seus direitos profissionais, podem infelizmente, serem violados, dependendo da situação que você se encontra.

Se isso acontecer, é preciso em primeiro lugar, manter a calma. Lembre-se de que você possui seus direitos e o CRA deve te ajudar durante esse momento.

Porém, embora esse órgão ofereça auxílio e apoio durante etapas difíceis na vida dos administradores, ele também deve verificar se os deveres desses mesmos profissionais estão sendo cumpridos.

Portanto, para não ter problemas maiores, sempre cumpra com as suas obrigações e jamais aceite violar qualquer regra, por menor que ela seja.

O Conselho Regional de Administração deve estar ao seu lado quando você precisar. Porém, para você continuar exercendo a sua profissão sem maiores problemas, deve respeitar todas as regras estabelecidas.

Agora que você já sabe como funciona o Conselho Regional de Administração, aproveite para compartilhar essa informação com os seus colegas.

Conselho Regional de Administração?Regional de Administração

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

Rolar para cima