Consideração, apreço e respeito mútuo entre administradores

Apesar de ser muito discutidos em conversas sobre relacionamentos afetivos, consideração, apreço e respeito mútuo também são abordados no Código de Ética dos Administradores.

Na verdade, são citados como deveres especiais do administrador em relação aos colegas.

O artigo 7º do CEPA 

CAPÍTULO V
DOS DEVERES ESPECIAIS EM RELAÇÃO AOS COLEGAS


Art. 7° O Profissional de Administração deverá ter para com seus colegas a consideração, o apreço, o respeito mútuo e a solidariedade que fortaleçam a harmonia e o bom conceito da classe.

Além da consideração, apreço e respeito mútuo, o artigo 7º do CEPA também aborda a solidariedade.

É interessante observar que o artigo especifica que todos esses comportamentos devem ser cultivados na devida medida para que seja fortalecida a harmonia e o bom conceito da classe.

O CEPA não exige que a consideração, apreço e respeito mútuo seja a todo custo.

E isso nem seria possível de ser exigido, já que qualquer ambiente é composto por pessoas com valores e personalidades diferentes.

Dessa forma, o que o Código de Ética dos Administradores exige, é que os administradores convivam profissionalmente de forma a desenvolver a harmonia entre toda a categoria.

E o motivo é claro, mesmo que você ache que seus colegas de trabalho não mereçam toda sua consideração.

Consequências da consideração, apreço e respeito mútuo para a Administração 

Se uma categoria profissional desenvolve um convívio baseado no respeito mútuo e na consideração, mais facilmente ocorrerá seu crescimento.

Os administradores buscarão desenvolver um trabalho cada vez melhor e mais relevante.

Também buscarão discutir leis e regras voltadas para o desenvolvimento da categoria.

Além disso, acompanharão o trabalho dos Conselhos de perto exigindo que os interesses da categoria sejam defendidos.

Na parte final do artigo 7º é citado o bom conceito da classe.

Isso me fez lembrar de alguns comentários que já ouvi com relação à outras profissões.

Tanto comentários de que a categoria dos médicos é muito unida quanto a de que o pessoal da enfermagem é muito competitivo entre si.

É certo que nem todo médico é unido e trabalha respeitando os outros médicos.

E nem que todo profissional da enfermagem fala mal do outro pelas costas.

Mas, com base nos comentários que eu já ouvi, essa é uma das visões que algumas pessoas têm dessas categorias profissionais.

Acredito que o que o CEPA quis defender com o texto do artigo 7º é justamente a forma como a administração será vista com base no comportamento dos integrantes da categoria.

O bom conceito da classe

O profissional que desrespeita aos seus colegas, afeta diretamente a eles e indiretamente à toda a categoria.

E isso inclui a ele próprio.

Isso porque se a profissão não é admirável e vista como importante para o desenvolvimento da sociedade e das organizações, ela não alcançará prestígio.

E consequentemente refletirá no valor dos salários e número de vagas no mercado de trabalho.

Tratar os demais administradores com consideração, apreço e respeito mútuo portanto, trará benefícios para você também.

E garantirá que a administração torne-se cada vez mais importante e respeitada.

Então, faça a sua parte.

Curtiu o artigo? Então confira também o post que fala Tudo o que você precisa saber sobre o Código de Ética do Administrador

Queremos saber sua opinião

E ai? Se você chegou até aqui é porque gostou do conteúdo do nosso blog – Estou certo?

Serei grato se você nos fizer um grande favor, conceder uma classificação bacana logo abaixo deste post.

Então, isso aumentaria nossa motivação e ajudaria outros usuários a se sentirem mais confortáveis na leitura de nosso conteúdo.

Além disso, também nos ajuda a continuar produzindo conteúdos cada vez melhores.

Um forte abraço.

Posted in

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

Deixe um Comentário





block chain, personal, shaking hands

Art. 2° Inciso II: deveres do profissional de administração

Por Jadir Tosta Junior | 22 de agosto de 2020

O Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) regula os direitos e deveres dos profissionais de administração. O Art. 2° Inciso I estabelece que um dos deveres do profissional de administração é exercer seu trabalho com zelo e honestidade, atuando de uma maneira em que os interesses dos clientes, instituição e sociedade sejam prioridade.…

banner, header, business

Comentário Art. 2º – VII do código de ética dos administradores: função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Qualquer que seja o tipo de empresa ou pessoa jurídica para quem o administrador irá trabalhar, essa terá uma atividade econômica produzindo bens ou serviços. E é dever dos administradores promoverem essa orientação: Art. 2º – VII – esclarecer o cliente sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente.…

businessman, team spirit, teamwork

Comentário Art. 2º – VI do Código de ética dos administradores: Cuidados no zelo por sua reputação pessoal e profissional

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Um administrador que se preze estará sempre atento às suas decisões profissionais e pessoais e em como elas refletem nos outros ou com são interpretadas por eles, veja porque: Art. 2º  – VI – zelar por sua reputação pessoal e profissional, bem como pelo prestígio e dignidade da profissão; Zelar pela reputação pessoal abrange todas…

student, library, books

Comentário Art. 1º parágrafo segundo do Código de Ética dos administradores

Por Jadir Tosta Junior | 11 de fevereiro de 2020

A quem se aplica o código de ética dos administradores? Todos com alguma formação em administração? Inclui aqueles que estão em formação? No Brasil o curso de administração está entre os 10 cursos que mais entregam profissionais formados no mercado. Segundo dados do Inep, publicado em 2016, os cursos de administração formaram 1. 319.804 alunos…

book, read, student

Aperfeiçoamento pessoal e profissional. Vá estudar que você ganha mais.

Por Jadir Tosta Junior | 19 de julho de 2019

Em um mundo de constantes mudanças como o que vivemos, aperfeiçoamento pessoal e profissional já deixou de ser diferencial e se tornou pré requisito básico para qualquer profissional. E o inciso V do artigo 2º do CEPA diz que isso realmente é um dever, uma obrigação, de todo administrador, não apenas uma opinião de comum…

Como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar

Por Jadir Tosta Junior | 13 de junho de 2019

Você já foi penalizado por descumprir alguma das diretrizes do Código de Ética dos Administradores (CEPA)? Se isso vier a acontecer sabe como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar? O Código de Ética dos Administradores traz no artigo 11º as penalidades que os administradores sofrerão caso desrespeitem alguma das regras do CEPA. Mas, também traz…