recém-formado

4 desafios enfrentados pelos profissionais de administração recém-formados

É um caminho natural: após a faculdade, cada profissional sai em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Contudo, a realidade pode ser desafiadora para os recém-formados em administração.

Isso não é motivo para desanimar. Pelo contrário, cada desafio pode ser encarado como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Depois de se formar, continue se especializando e investindo na sua marca pessoal, para que as seguintes situações não comprometam a sua carreira:

Falta de experiência

Existe uma certa competição entre os recém-formados e o administradores mais experientes,  afinal, é difícil competir com quem está há anos no mercado.

 Para evitar que esse problema comprometa as suas chances de sucesso, é preciso ir além. Ter um diploma é importante, mas só isso não é suficiente. Faça cursos de especializações, leia livros e  participe de eventos e feiras de administração. Dessa forma, você consegue se habituar  a realidade no mercado, além de obviamente, conhecer pessoas que podem te ajudar.

Sem dúvida alguma, a falta de experiência é um dos maiores problemas na vida de um recém-formado.

Ser efetivado no estágio

Você está em um ótimo estágio, mas não tem certeza se será efetivado?

Em primeiro lugar, mantenha a calma. O estágio foi a sua primeira oportunidade profissional, não a última. Claro que se você for efetivado é melhor. Porém, se isso não acontecer, não desanime. É hora de utilizar o conhecimento adquirido para ir em busca de novos cargos.

Concorrência

A administração é uma área cheia de oportunidades e possibilidades. O problema é que há muitos administradores no mercado.

A concorrência não será um problema se você encontrar formas de se destacar no mercado.

Para sair na frente dos concorrentes, é importante que você continue se especializando na área.

Montar um currículo de qualidade

Coloque toda a sua formação acadêmica e experiência profissional no currículo. Quanto mais diferenciais você tiver, melhor.

Só cuidado para não deixar o seu currículo cansativo e difícil de ler. Quanto mais objetivo e simples for esse documento, melhor.

Ser recém-formado pode ser angustiante. Mas com o tempo, você vai conseguir se consolidar no mercado.

Quer saber mais sobre o mundo da administração? Então leia os outros artigos do Top Administrador.

recém-formado

 

Rolar para cima