Habilidades de um administrador: Transforme suas habilidades em super talentos com esta ferramenta gratuita.

Habilidades de um administrador- campeãoVocê verá neste artigo como desenvolver as habilidades de um administrador utilizando uma super ferramenta de autoconhecimento.

Então, leia o artigo para conhecer as instruções. O link para a ferramenta está no tópico 2 deste artigo.

Agora veja, imagine que em uma entrevista de emprego o recrutador lhe pergunte:

  • Quais são as habilidades relacionadas ao seu trabalho você mais gosta de exercer?
  • Quais são as habilidades da vida pessoal que não aparecem na sua atuação profissional?
  • Quem eu posso consultar para me falar sobre suas habilidades?
  • Quais habilidade você deseja desenvolver e utilizar melhor?

A experiência é só uma parte do seu perfil profissional. Seu jeito de ser é um item de avaliação de muita importância em processos seletivos.

Certamente, suas habilidades mostrarão ao recrutador o que você será capaz de fazer pela empresa no futuro.

Os recrutadores fazem este tipo de pergunta porque atributos pessoais, características e competências indicam se um determinado candidato se adéqua ou não a determinado cargo.

Então, é importante que no seu currículo conste informações de suas habilidades e que, em caso de entrevista seja possível, revelá-las aos recrutadores.

E por falar em revelar habilidade para recrutadores, sugiro a leitura deste artigo aqui: Habilidades do administrador: 3 maneiras de vencer a concorrência na busca por oportunidades de trabalho, independente da sua idade.

Mas como identificar as habilidades e fortalecer talentos?

Existem diversas formas, mas uma maneira bem simples é a seguinte:

LISTE SUAS CONQUISTAS

Habilidades de um administrador- Liste suas conquistasPrimeiramente tente fazer uma lista de 10 conquistas que você tenha orgulho. Se não conseguir listar dez, liste o máximo que conseguir.

Você pode utilizar a ferramenta de autoanálise da caminhada profissional que construímos. Clique aqui para baixar autoanalise da caminhada profissional.  

Podem ser conquistas tanto no campo profissional bem como no campo pessoal.

Mas, atenção, cuidado para não ser pessimista demais e nem otimista em excesso. Seja realista e criativo para pensar de forma ampla.

Muitas situações de sua vida pessoal podem evidenciar habilidades. Lembre-se de eventos desagradáveis em que foi necessário o uso de suas melhores habilidades.

Por exemplo: imagine que sua família combinou um churrasco para comemorar seu aniversário, só que ninguém organizou a lista de compras e um ficou esperando pelo outro.

Na ultima hora você identifica o problema e assume a liderança, define responsabilidades e consegue fazer um gerenciamento perfeito do projeto.

Graças a você, tudo dá certo e o churrasco foi um verdadeiro sucesso. 

Diversas habilidades estavam em uso neste exemplo. Comece a perceber em você estas habilidades.

IDENTIFIQUE AS HABILIDADES USADAS NESTAS CONQUISTAS

Habilidades de um administrador- Identifique as habilidades usadasPense em situações da vida cotidiana em que você usou seus talentos e obteve sucesso.

Com certeza, inúmeras habilidades profissionais são usadas no seu dia-a-dia pessoal.

Porque você não as reconheceria no campo profissional?

Então, após listar as dez conquistas é hora de fazer uma relação das habilidades utilizadas nestas conquistas.

Para te ajudar elaboramos uma super ferramenta para você listar identificar suas habilidades.

Clique neste link para baixar a ferramenta: Conheça e identifique suas habilidades. 

Agora que você baixou a ferramenta, identifique a coluna “quantidade que você usa?” e pontue em uma escala de 1 a 5 (1 para pouco uso e 5 para muito uso) cada uma das habilidades que você utilizou que mais contribuiu para o sucesso em cada uma das 10 conquistas (objetivos).

Procure fazer esta análise para cada uma de suas conquistas. Se não for possível, faça para as mais importantes.

Repare que esta é uma forma muito importante de análise. Trata-se de identificar quais as habilidades foram utilizadas em situações que você foi bem sucedido.

PONTUE SUA SATISFAÇÃO COM O USO DE CERTAS HABILIDADES 

habilidades de um administrador - avalie sua satisfaçãoDesempenhar uma ação com eficiência nem sempre é agradável. Muitas vezes você sofre com o processo porque não possui todas as habilidades necessária a execução da tarefa.

Em outras ações, no entanto, você aproveita ao máximo exatamente porque possui mais habilidade.

Imagina que alguém pedisse ao Ayrton Senna que trabalhasse um dia em um escritório de advocacia. Como você acha que ele se sairia?  

Agora pense em como ele estaria satisfeito se este dia de trabalho fosse dentro de um carro de Fórmula 1.

É importante observar se você gosta ou não de desempenhar atividades que exigem determinadas habilidades. Veja que este é um detalhe importante para descobrir o que você gosta de fazer.

Por isso o objetivo agora é pontuar com uma nota de 1 a 5 as habilidades que você mais usou (nas 10 conquistas) e que você mais gostou de usar.

Identifique a coluna denominada de “quanto você gosta de usá-la” e avalie com uma nota de 1 a 5 aquelas habilidades que você mais gostou de utilizar (novamente, 1 para pouco uso e 5 para muito uso) .

Na terceira análise (coluna da sequência) você apontará o quanto (nota de 1 a 5) você deseja exercitar as  habilidades que você mais usou para cada objetivo atingido (10 conquistas).

Vá construindo estas avaliações por cada conquista que você se orgulha.

ANALISE POR OUTRA PERSPECTIVA

habilidades de um administrador - avalie por outra perspectivaPara evitar que você tenha uma avaliação apenas por uma perspectiva (a sua) peça ajuda a um colega para terminar a sua análise.

Se essa pessoa for alguém que participou de suas conquistas melhor ainda.

Peça que ele(a) pontue com a nota de 1 a 5 a habilidade que, na visão dele(a), você usou em maior grau na conquista dos seus objetivos.

Depois disso, navegue pelas guias para analisar graficamente os resultados.

REAVALIE OS RESULTADOS

habilidades de um administrador - resultadosAs habilidades que você mais exerceu e gostaria de aperfeiçoar constituem uma prioridade.

Já os talentos que você gostaria de exercitar, mas que surgiram poucas vezes em sua vida profissional, são áreas nas quais é preciso investir.

Portanto, use os resultados desta avaliação na hora de elaborar currículos, cartas de apresentação ou participar de entrevistas de emprego.

Essas informações são um inventário valioso dos seus pontos fortes e pontos fracos. Mais a frente falaremos como você pode usar essas habilidades para fazer uma análise de SWOT. 

O QUE APRENDEMOS?

Portanto, neste artigo aprendemos o seguinte:

  • Primeiramente, faça uma lista de 10 conquistas que você tenha orgulho. Use a ferramenta analise da caminha profissional para te ajudar.
  • Depois, identifique as habilidades usadas nestas conquistas, para isso use a ferramenta: Conheça e identifique suas habilidades. 
  • Pontue sua satisfação no exercício destas habilidades.
  • Analise por outra perspectiva: Peça ajuda aos seus amigos para lhe dizerem que habilidades você é bom.
  • Finalmente, reavalie os resultados e priorize as habilidades que você aprecia e gostaria de exercitar.

Continue nos acompanhando. Deixe seu melhor e-mail no campo abaixo para manter-se atualizado.

[epico_capture_sc id=”179″]

Se gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e com seus amigos administradores. Utilize os botões de compartilhamento.

E nos ajude a disseminar conteúdo de qualidade para nossa área de atuação.

Um forte abraço. Seja o melhor gestor de si mesmo.

Posted in

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

Deixe um Comentário