Meu chefe não tem o conhecimento que deveria para me chefiar

Meu chefe não tem o conhecimento que deveria para me chefiar: todo mundo já deve ter pensado isso algum dia.

http://melhorar-negocios.blogspot.com

imagem do site: melhorar-egocios.blogspot.com

A imagem acima expressa seu sentimento em relação ao seu chefe?

Te compreendo, você é um administrador ou administradora e seu chefe não.

Você valoriza o clima organizacional e ele(a) somente o resultado financeiro.

Enfim, eu ficaria por horas e horas destacando uma Infinidade de coisas que cada um valoriza e busca.

O fato é que sempre haverá diferenças de objetivos e, naturalmente, ocorrerá problemas, sobretudo se você tiver a formação em administração e seu (sua) chefe não.

Como ocorre na prática?

Uma pesquisa recente realizada na Grande Vitória, região metropolitana do Espírito Santo, por uma faculdade, apontou que 20% das pessoas disseram não gostar do seu chefe.

Os principais motivos apontados foram:

  • Meu chefe não tem o conhecimento que deveria para me chefiar, com 32% das respostas;
  • Meu chefe não é justo comigo, com 27% das respostas;
  • Meu chefe é exigente demais comigo, com 26%;
  • Meu chefe me trata mal, com 12%.

O problema não está exatamente no fato de gostar ou não da pessoa que apenas está como seu superior, hierarquicamente falando é claro.

O problema é o que pode acontecer a partir da insatisfação com a chefia.

Como resultado dessa insatisfação podem ocorrer fofocas, discussões e até crimes contra a honra tipificados pelo nosso código penal: Calúnia (art. 138); Difamação (art. 139) e Injúria (art. 140).

Prova disso é que a mesma pesquisa mostrou que, ao menos, 8% da população da Grande Vitória já prejudicou um colega de trabalho para crescer profissionalmente.

Bom, se considerarmos a alta probabilidade das pessoas mentirem sobre sobre terem ou não prejudicado um colega para crescer profissionalmente, esse percentual de 8% pode ser ainda maior.

Portanto, é preciso atenção e cuidado para não cair nas armadilhas dos relacionamentos de trabalho.

Qual o proceder adequando segundo o Código de Ética do Administrador?

No Código de Ética do profissional da Administração, veremos que existe um capítulo especialmente dedicado a relação com colegas de trabalho, e é claro, isso inclui os chefes.

O artigo 8º estabelece claramente como deve ser a conduta do profissional:

 

 

 

 

 

 

 

 

Talvez você esteja se perguntando:

Se meu (minha) chefe não é administrador, se não possui nenhuma formação superior, devo respeita-lo assim mesmo, conforme estabelece o código de ética?

A resposta você pode facilmente deduzir:

Sim! você deve trata-lo tão bem quanto trataria um administrador.

E porque? Porque seu (sua) chefe é um profissional investido com poderes de administrador.

E ainda que não seja um profissional com formação superior, cabe a você a aplicação do código de ética.

Infelizmente esse é um drama vivido por todos os profissionais de administração.

Cabe a cada um de nós defender a profissão exigindo que os conselhos federais e regionais tomem providências para que a ciência da administração seja levada mais a sério.

Afinal, se medicina é para médicos, advocacia é para advogados, naturalmente, administração é para administradores. Pensemos nisso.

Espero que tenha gostado, confira em nosso blog uma série de outros artigos sobre ética.

Assine nosso blog para ser informado quando eu publicar o material que estou preparando para você, é só deixar o seu e-mail no formulário a seguir.

[epico_capture_sc id=”179″]

Um forte abraço,

Adm. Jadir Tosta Junior

Posted in

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

Deixe um Comentário





block chain, personal, shaking hands

Art. 2° Inciso II: deveres do profissional de administração

Por Jadir Tosta Junior | 22 de agosto de 2020

O Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) regula os direitos e deveres dos profissionais de administração. O Art. 2° Inciso I estabelece que um dos deveres do profissional de administração é exercer seu trabalho com zelo e honestidade, atuando de uma maneira em que os interesses dos clientes, instituição e sociedade sejam prioridade.…

banner, header, business

Comentário Art. 2º – VII do código de ética dos administradores: função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Qualquer que seja o tipo de empresa ou pessoa jurídica para quem o administrador irá trabalhar, essa terá uma atividade econômica produzindo bens ou serviços. E é dever dos administradores promoverem essa orientação: Art. 2º – VII – esclarecer o cliente sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente.…

businessman, team spirit, teamwork

Comentário Art. 2º – VI do Código de ética dos administradores: Cuidados no zelo por sua reputação pessoal e profissional

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Um administrador que se preze estará sempre atento às suas decisões profissionais e pessoais e em como elas refletem nos outros ou com são interpretadas por eles, veja porque: Art. 2º  – VI – zelar por sua reputação pessoal e profissional, bem como pelo prestígio e dignidade da profissão; Zelar pela reputação pessoal abrange todas…

student, library, books

Comentário Art. 1º parágrafo segundo do Código de Ética dos administradores

Por Jadir Tosta Junior | 11 de fevereiro de 2020

A quem se aplica o código de ética dos administradores? Todos com alguma formação em administração? Inclui aqueles que estão em formação? No Brasil o curso de administração está entre os 10 cursos que mais entregam profissionais formados no mercado. Segundo dados do Inep, publicado em 2016, os cursos de administração formaram 1. 319.804 alunos…

book, read, student

Aperfeiçoamento pessoal e profissional. Vá estudar que você ganha mais.

Por Jadir Tosta Junior | 19 de julho de 2019

Em um mundo de constantes mudanças como o que vivemos, aperfeiçoamento pessoal e profissional já deixou de ser diferencial e se tornou pré requisito básico para qualquer profissional. E o inciso V do artigo 2º do CEPA diz que isso realmente é um dever, uma obrigação, de todo administrador, não apenas uma opinião de comum…

Como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar

Por Jadir Tosta Junior | 13 de junho de 2019

Você já foi penalizado por descumprir alguma das diretrizes do Código de Ética dos Administradores (CEPA)? Se isso vier a acontecer sabe como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar? O Código de Ética dos Administradores traz no artigo 11º as penalidades que os administradores sofrerão caso desrespeitem alguma das regras do CEPA. Mas, também traz…