Art. 3 ° Inciso XVI – Atos fraudulentos para benefício próprio

 Em uma organização, é normal que as pessoas trabalhem visando o lucro financeiro. Não há nada de errado nisso. Entretanto, toda receita da empresa e dos funcionários deve ser oriunda de trabalho duro, correto e honesto. É sobre isso que o Art. 3° Inciso XVI se refere.

 

O seu trabalho como administrador é essencial para uma empresa. Ao atuar nessa profissão, você tem acesso a dados financeiros referentes aos bens e verbas de uma organização, não é mesmo?

Porém, caso seja comprovado que você está desviando recursos da empresa para se beneficiar, o CFA irá aplicar penas duras. Isso significa que você pode perder o direito de atuar como administrador.

O que deve ser feito nesse caso é muito simples: repudiar qualquer ato fraudulento para se beneficiar. Os colaboradores devem fazer o mesmo – todos devem trabalhar de acordo com os valores organizacionais.

Como funciona o Art. 3° Inciso XVI?

Obter vantagem indevida é crime. Por menos que o ato seja, ele pode prejudicar a sua carreira e fazer com que você perca o direito de trabalhar como administrador.

Mesmo que você se encontre em uma outra profissão, as pessoas não irão mais confiar em você.

É o tipo de ato que quanto cometido uma vez, prejudica a reputação do profissional pela vida inteira.

Qualquer desvio de verba, recursos ou omissão de dados para não prestar contas, será severamente punido, quando descoberto.

Enganar outros profissionais e fraudar dados é um ato repugnante, de acordo com o ponto de vista social e o código de ética do administrador.

Caso você saiba que algum colaborador ou colega de profissão esteja fazendo o mesmo, deverá informar o ocorrido ao Conselho Regional de Administração ou até mesmo, a justiça.

Sempre fique atento as regras criadas para administradores. Agora que você já sabe como funciona o Art. 3° Inciso XVI, fica mais fácil fazer tudo de acordo com as regras.

Caso você faça tudo correto, não há com o que se preocupar. A sua honestidade e integridade são os maiores valores pessoais que você pode repassar a organização. 

Art. 3° Inciso XVI

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

Por Jadir Tosta Junior | 21 de maio de 2021

Descubra aqui os 5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

profissionais de administração

Por que o Brasil precisa de bons profissionais de administração?

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos profissionais de administração no mercado, isso é fato. Porém, nem todo mundo consegue entender a importância que esse profissional tem para o sucesso de uma organização. Felizmente, o cenário está mudando. […]

recém-formado

4 desafios enfrentados pelos profissionais de administração recém-formados

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

É um caminho natural: após a faculdade, cada profissional sai em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Contudo, a realidade pode ser desafiadora para os recém-formados em administração. Isso não é […]

O que é canvas e como administradores podem utilizá-lo

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

O Business Model Generation, ou simplesmente canvas, é uma excelente solução para empreendedores e administradores que querem analisar as questões estratégias de uma empresa. O principal objetivo dessa ferramenta é criar um modelo […]

5 aplicativos que todo administrador deve conhecer

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos aplicativos que podem facilitar a vida dos administradores. Essas ferramentas são essenciais para você desempenhar o seu trabalho com mais qualidade, eficiência e rapidez. Se você é um administrador de empresas, […]

Como administrar uma pequena empresa em 4 passos

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Muitas pessoas acham que para abrir uma pequena empresa de sucesso, basta escolher um setor que está em alta, ter otimismo e coragem suficiente para se aventurar. Bom, elas não estão totalmente erradas. […]

Rolar para cima