Como as funções de um administrador podem garantir uma boa recolocação profissional

Funções de um administrador: Planeje, organize, monitore e controle os passos da sua recolocação profissional.

Neste artigo você vai aprender a como fazer um gerenciamento eficaz no processo de recolocação profissional utilizando as principais funções de um administrador.

PLANEJANDO

planejar, uma das funções de um administradorUma das funções de um administrador é planejar, por isso, estabeleça um objetivo bem definido e jamais saia por ai metralhando currículos em todas as direções sem saber exatamente o que está fazendo.

Você só vai gastar energia e dinheiro, sem contar que isso será péssimo para sua motivação.

Se você possui pouca experiência faça uma auto análise e veja em quais funções, mercados ou áreas suas chances são maiores.

Se você possui muita experiência, lembre-se do que deu certo no passado e repita, mas não deixe de inovar e se atualizar das práticas atuais.

Em ambos os casos você precisa ter um plano sobre onde deve começar a sua busca e o que deve fazer registrando em cada passo, além disso, crie instrumentos que lhe auxiliem a medir os  progressos, como planilhas, check list, etc…

Os modelos de currículo são ótimos instrumentos na busca por uma vaga de trabalho. Veja como elaborar um poderoso modelo de currículo de administrador clicando neste link.

Mas muito mais importante do que o currículo é o seu plano de ação, sem um plano o seu currículo pode leva-lo a um trabalho que não lhe ofereça plenitude e felicidade.

 ORGANIZANDO-SE

organizar, uma das funções de um administradorOutro ponto que compõe o grupo de funções de um administrador é “organizar”.

Deste modo, para cada vaga que você vai concorrer, é interessante criar um padrão para nomear os arquivos durante as edições dos currículos.

Por exemplo: Suponhamos que você acabou de editar um modelo de currículo de administrador, você pode salva-lo com o seguinte nome:

  • C_funcional_gerente adm01-2016_foco competências __envio 12-04-2016_empresaXPTO_2016

Calma, eu explico melhor:

  • C_funcional =========>  tipo de currículo
  • gerente adm 01-2016 => identificação do cargo e nº sequencial
  • foco competências ===>  foco ou estratégia  a ser trabalhada no currículo
  • envio 12-04-2016=====> data do envio
  • empresaXPTO_2016===> nome da empresa para onde você enviou o currículo.

Fazendo isso você consegue se organizar e fazer edições de currículos de maneira mais ágil, fácil e segura.

Preparamos 10 modelos de currículo que podem lhe ser úteis na hora de montar os seus.

banner para ebook - 10 modelos de curriculo

MONITORANDO E CONTROLANDO

controlar, uma das funções de um administradorPor fim, os dois últimos pontos que compõe as funções de um administrador são o monitoramento (ou direção) e o controle.

Para que você possa monitorar e controlar com eficiência crie uma planilha para monitorar o percentual de conversão de seus currículos e para registrar os principais avanços.

Percentual de conversão é um índice que mostra quantos feedbacks positivos você recebeu para cada modelo de currículo enviado.

Por exemplo, suponhamos que você esteja buscando uma vaga de gerente administrativo e seu modelo de currículo tenha sido encaminhado para responder a 10 anúncios para a vaga de gerente Adm.

Destes currículos enviados você recebeu somente 2 convites para entrevistas, logo, você possui um percentual de conversão de 20%.

Uma vez que você identifique este indicador, reavalie a estratégia de abordagem no modelo de currículo, vá melhorando, adaptando até aumentar o percentual do indicador. Mas lembre-se, este indicador deve ser sempre para oportunidades de um mesmo cargo.

Esse acompanhamento servirá para você medir a sua empregabilidade, se você converte currículos em entrevistas mas não passa para a próxima fase, reavalie sua postura diante do recrutador.

Vá padronizando as ações que deram certo até conseguir uma oportunidade que você goste e lhe pague bem. Lembre-se sempre do PDCA para garantir a eficiência e a eficácia da gestão.

Para Finalizar

Se quiser conhecer mais sobre as funções de um administrador, click neste link. 

Espero que estas informações sejam úteis para melhorar a sua carreira profissional.

É por isso que eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou, ou sobre alguma dica extra que queira compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.

E se você conhece alguém que precisa receber essas informações, então, faça um favor para ele (e para mim) e compartilhe esse artigo.

Você pode compartilhá-lo no Facebook, Twitter, Google+ ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para um de seus amigos por e-mail.

Seja o melhor gestor de si mesmo.

Até a próxima e boa sorte administrador. Deixe seu melhor e-mail abaixo para receber mais informações como esta.

[epico_capture_sc id=”179″]

Posted in

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

4 comentários

  1. Susanne Gama em 29 de julho de 2016 às 18:47

    Muito obrigada, seu artigo me ajudou muito.
    Realmente o PDCA é uma peça chave na vida de um administrador.

    • Jadir Tosta Junior em 31 de julho de 2016 às 00:31

      Susanne, obrigado pelo belíssimo e sincero comentário. Você tem toda razão, o PDCA foi peça chave na minha vida. Continue nos acompanhando e você terá acesso a conteúdos incríveis. Estamos preparando um super material. Ficarei mais grato ainda se puder compartilhar este artigo com seus amigos. Um forte abraço.

  2. Montador de móveis Jundiaí em 27 de janeiro de 2018 às 19:11

    Legal!

Deixe um Comentário





block chain, personal, shaking hands

Art. 2° Inciso II: deveres do profissional de administração

Por Jadir Tosta Junior | 22 de agosto de 2020

O Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) regula os direitos e deveres dos profissionais de administração. O Art. 2° Inciso I estabelece que um dos deveres do profissional de administração é exercer seu trabalho com zelo e honestidade, atuando de uma maneira em que os interesses dos clientes, instituição e sociedade sejam prioridade.…

banner, header, business

Comentário Art. 2º – VII do código de ética dos administradores: função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Qualquer que seja o tipo de empresa ou pessoa jurídica para quem o administrador irá trabalhar, essa terá uma atividade econômica produzindo bens ou serviços. E é dever dos administradores promoverem essa orientação: Art. 2º – VII – esclarecer o cliente sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente.…

businessman, team spirit, teamwork

Comentário Art. 2º – VI do Código de ética dos administradores: Cuidados no zelo por sua reputação pessoal e profissional

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Um administrador que se preze estará sempre atento às suas decisões profissionais e pessoais e em como elas refletem nos outros ou com são interpretadas por eles, veja porque: Art. 2º  – VI – zelar por sua reputação pessoal e profissional, bem como pelo prestígio e dignidade da profissão; Zelar pela reputação pessoal abrange todas…

student, library, books

Comentário Art. 1º parágrafo segundo do Código de Ética dos administradores

Por Jadir Tosta Junior | 11 de fevereiro de 2020

A quem se aplica o código de ética dos administradores? Todos com alguma formação em administração? Inclui aqueles que estão em formação? No Brasil o curso de administração está entre os 10 cursos que mais entregam profissionais formados no mercado. Segundo dados do Inep, publicado em 2016, os cursos de administração formaram 1. 319.804 alunos…

book, read, student

Aperfeiçoamento pessoal e profissional. Vá estudar que você ganha mais.

Por Jadir Tosta Junior | 19 de julho de 2019

Em um mundo de constantes mudanças como o que vivemos, aperfeiçoamento pessoal e profissional já deixou de ser diferencial e se tornou pré requisito básico para qualquer profissional. E o inciso V do artigo 2º do CEPA diz que isso realmente é um dever, uma obrigação, de todo administrador, não apenas uma opinião de comum…

Como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar

Por Jadir Tosta Junior | 13 de junho de 2019

Você já foi penalizado por descumprir alguma das diretrizes do Código de Ética dos Administradores (CEPA)? Se isso vier a acontecer sabe como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar? O Código de Ética dos Administradores traz no artigo 11º as penalidades que os administradores sofrerão caso desrespeitem alguma das regras do CEPA. Mas, também traz…