Art. 5° Inciso VIII – Obediência às tabelas de honorários

O Art. 5° Inciso VIII refere-se a remuneração que profissionais liberais cobram pelos serviços que foram prestados para uma determinada instituição.

Ao aceitar um serviço, você deve estar totalmente ciente do trabalho que irá exercer. Os honorários e salários de um profissional de administração devem ser fixados e estabelecidos antes do início de um novo trabalho, seja ele feito por um profissional assalariado ou autônomo.

Os conselhos Regionais de Administração ditam os valores mínimos que um profissional pode receber para realizar determinada função.

Ou seja, caso algum profissional te ofereça menos do que o mínimo desejado, é fundamental que você informe a situação para o conselho regional.

Jamais, em hipótese alguma, aceite receber menos do que o valor mínimo estabelecido.

Ao fazer isso, você prejudica todos os profissionais de administração, já que vai mostrar ao mercado que aceita receber menos do que o valor mínimo estipulado. Ou seja, as pessoas que se acostumarem a pagar mal você, irão tentar fazer isso em outras situações, com outros administradores.

O que é o Art. 5° Inciso VIII?

Quando começar um novo trabalho, leve diversos fatores em conta: nível de dificuldade do serviço, tempo para terminar a tarefa, se será necessário se deslocar para chegar até o local de trabalho, se o serviço pode ser feito em casa, entre outros.

Todos esses fatores devem ser levados em conta antes de você aceitar um honorário.

Seja obediente à tabela estabelecida pelo Conselho Regional de Administração. É ela que garante a sua valorização como profissional.

Ao valorizar o seu trabalho, você ajuda toda a sua categoria. Mostre o valor do seu trabalho, pois de fato, a administração é muito importante para a sociedade.

Embora seja uma área com grande oferta de profissionais, a grande maioria das pessoas não tem o conhecimento necessário e nem o diploma para exercer o trabalho de administrador.

Por isso, são poucos que podem fazer o que você faz. Isso significa que não há motivos para aceitar menos do que o mínimo estabelecido pelos conselhos regionais.

Agora que você já sabe o que é Art. 5° Inciso VIII, já sabe a importância de valorizar o seu trabalho, a sua profissão e exigir a fixação de honorários.

Art. 5° Inciso VIII

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

Por Jadir Tosta Junior | 21 de maio de 2021

Descubra aqui os 5 desafios encontrados por investidores de imóveis em Vitória

profissionais de administração

Por que o Brasil precisa de bons profissionais de administração?

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos profissionais de administração no mercado, isso é fato. Porém, nem todo mundo consegue entender a importância que esse profissional tem para o sucesso de uma organização. Felizmente, o cenário está mudando. […]

recém-formado

4 desafios enfrentados pelos profissionais de administração recém-formados

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

É um caminho natural: após a faculdade, cada profissional sai em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Contudo, a realidade pode ser desafiadora para os recém-formados em administração. Isso não é […]

O que é canvas e como administradores podem utilizá-lo

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

O Business Model Generation, ou simplesmente canvas, é uma excelente solução para empreendedores e administradores que querem analisar as questões estratégias de uma empresa. O principal objetivo dessa ferramenta é criar um modelo […]

5 aplicativos que todo administrador deve conhecer

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Há diversos aplicativos que podem facilitar a vida dos administradores. Essas ferramentas são essenciais para você desempenhar o seu trabalho com mais qualidade, eficiência e rapidez. Se você é um administrador de empresas, […]

Como administrar uma pequena empresa em 4 passos

Por Jadir Tosta Junior | 23 de fevereiro de 2021

Muitas pessoas acham que para abrir uma pequena empresa de sucesso, basta escolher um setor que está em alta, ter otimismo e coragem suficiente para se aventurar. Bom, elas não estão totalmente erradas. […]

Rolar para cima