Sociedade profissional de administradores

Você sabe dizer o que é uma sociedade profissional de administradores?

O código de ética fala que constitui infração manter sociedade profissional que explore atividade nos campos da Administração

Mas, o que é sociedade profissional? Quem pode participar? E como funciona?

Descubra agora em mais um artigo da nossa série Código de Ética dos Administradores Comentado.

O inciso II do Art. 3º do Código de Ética dos Administradores

CAPÍTULO II
DAS INFRAÇÕES
Art. 3º Constitui infração disciplinar:
II. manter sociedade profissional que explore atividade nos campos da Administração, sem registro no CRA;

Primeiramente precisamos compreender o que é uma sociedade profissional.

O que é uma sociedade profissional?

São sociedades simples de trabalho profissional.

Sociedades sem cunho empresarial em que profissionais de determinada área de atuação se organizam e adquirem personalidade jurídica para prestação de serviços exclusivamente ligados à sua área de formação.

Como funciona uma sociedade profissional de administradores?

Os serviços prestados por uma Sociedade Simples de Trabalho Profissional são realizados pelos próprios sócios

Mas, isso não impede que se contrate terceiros para determinadas atribuições auxiliares, como por exemplo, auxiliar para serviços de higienização e recepcionista.

Entretanto, nenhum dos associados poderá atuar somente como administrador da sociedade.

Precisará atuar diretamente no serviço prestado pela sociedade profissional.

Quantos profissionais, no mínimo ou no máximo, para formar uma sociedade profissional?

Não há um número específico de profissionais que possam se juntar para formar uma sociedade profissional.

Desde que todos estejam credenciados pelo órgão da categoria profissional e, efetivamente, venham a exercer sua atividade em nome da sociedade.

Quais são os requisitos para se enquadrar como sociedade profissional?

Para que a sociedade se enquadre nos termos de sociedade profissional algumas características precisam ser observadas:

  • Ser classificada como simples

Sociedade que presta serviços decorrentes de atividade intelectual ou de cooperativa, sem caráter empresarial, não precisando desta forma de ser registrada na Junta Comercial, apenas da inscrição do contrato social no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

  • Ter pequeno porte

O porte refere-se tanto ao tamanho estabelecimento quanto ao tamanho do capital investido;

  • A origem da receita

A receita deve ser gerada a partir do trabalho direto de seus sócios, uma vez que esses atuam diretamente na prestação dos serviços oferecidos pela sociedade profissional ao cliente.

Quem pode participar de uma sociedade profissional de administradores?

Um ponto que preenche as entrelinhas de uma sociedade profissional é que todos aqueles que queiram participar da sociedade devem estar devidamente registrados no seu Conselho Regional e Federal.

Portanto, como a conclusão do curso superior de formação em administração não dá ao profissional o direito ao uso do título de Administrador, via de regra, não é permitido também participar de sociedade profissional.

Apenas após habilitado e de posse de seu registro profissional é que o administrador poderá compor a sociedade.

Boas ideias

Concluindo nosso artigo trazemos um resumo para que você 

  • Formando uma sociedade profissional:

Você pode se juntar a outros colegas administradores da área de recursos humanos, por exemplo, para formar uma sociedade para prestar serviços de RH.

Não há limite, use sua criatividade e encontre, dentre as muitas áreas de atuação da administração, uma especialidade em que você e seus futuros sócios sejam bons.

Depois disso, mãos a obra.

  • Registro profissional:

Lembre-se que todos os sócios precisam ser registrados junto aos conselhos regional e federal.

Então, se algum dos interessados na sociedade ainda não está registrado nos Conselhos precisará se registrar o mais rápido possível.

E no caso de pendências no registro, como atraso nas mensalidades de anuidade por exemplo, o profissional precisará regularizar tudo antes de compor a sociedade profissional.

Obrigado pela visita

E é isso, obrigado pela sua visita. Você é sempre muito bem vinda(o).

Preciso muito divulgar meu trabalho, se este post foi útil para você, compartilhe-o.

E, caso tenha alguma dúvida sobre um assunto, deixe um comentário aqui abaixo que eu respondo,

Um forte abraço.

Leia também nosso artigo Tudo o que você precisa saber sobre o Código de Ética do Administrador.

Posted in

Jadir Tosta Junior

Trabalhei por mais de 10 anos em grandes multinacionais como: Unilever, XEROX e VONDER. Atuo como Administrador concursado desde Novembro de 2011 em um órgão no Estado do Espirito Santo. Sou apaixonado por marketing digital e também por empreendedorismo, por isso, passo parte de minhas noites atuando como Consultor de Marketing de Digital/Inbound Marketing e Vendas pela internet e principalmente, fazendo algo que adoro: escrever aqui no blog.

Deixe um Comentário





block chain, personal, shaking hands

Art. 2° Inciso II: deveres do profissional de administração

Por Jadir Tosta Junior | 22 de agosto de 2020

O Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) regula os direitos e deveres dos profissionais de administração. O Art. 2° Inciso I estabelece que um dos deveres do profissional de administração é exercer seu trabalho com zelo e honestidade, atuando de uma maneira em que os interesses dos clientes, instituição e sociedade sejam prioridade.…

banner, header, business

Comentário Art. 2º – VII do código de ética dos administradores: função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Qualquer que seja o tipo de empresa ou pessoa jurídica para quem o administrador irá trabalhar, essa terá uma atividade econômica produzindo bens ou serviços. E é dever dos administradores promoverem essa orientação: Art. 2º – VII – esclarecer o cliente sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente.…

businessman, team spirit, teamwork

Comentário Art. 2º – VI do Código de ética dos administradores: Cuidados no zelo por sua reputação pessoal e profissional

Por Jadir Tosta Junior | 12 de fevereiro de 2020

Um administrador que se preze estará sempre atento às suas decisões profissionais e pessoais e em como elas refletem nos outros ou com são interpretadas por eles, veja porque: Art. 2º  – VI – zelar por sua reputação pessoal e profissional, bem como pelo prestígio e dignidade da profissão; Zelar pela reputação pessoal abrange todas…

student, library, books

Comentário Art. 1º parágrafo segundo do Código de Ética dos administradores

Por Jadir Tosta Junior | 11 de fevereiro de 2020

A quem se aplica o código de ética dos administradores? Todos com alguma formação em administração? Inclui aqueles que estão em formação? No Brasil o curso de administração está entre os 10 cursos que mais entregam profissionais formados no mercado. Segundo dados do Inep, publicado em 2016, os cursos de administração formaram 1. 319.804 alunos…

book, read, student

Aperfeiçoamento pessoal e profissional. Vá estudar que você ganha mais.

Por Jadir Tosta Junior | 19 de julho de 2019

Em um mundo de constantes mudanças como o que vivemos, aperfeiçoamento pessoal e profissional já deixou de ser diferencial e se tornou pré requisito básico para qualquer profissional. E o inciso V do artigo 2º do CEPA diz que isso realmente é um dever, uma obrigação, de todo administrador, não apenas uma opinião de comum…

Como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar

Por Jadir Tosta Junior | 13 de junho de 2019

Você já foi penalizado por descumprir alguma das diretrizes do Código de Ética dos Administradores (CEPA)? Se isso vier a acontecer sabe como apresentar recurso para Processo Ético Disciplinar? O Código de Ética dos Administradores traz no artigo 11º as penalidades que os administradores sofrerão caso desrespeitem alguma das regras do CEPA. Mas, também traz…