Art. 15 Inciso I

Art. 15 Inciso I – Advertência em casos de violação de regras cometidas por profissionais de administração

Há diversos direitos que um profissional de administração possui, mas há muito mais deveres – e é exatamente sobre isso que o Art. 15 Inciso I fala. 

Ao se tornar um trabalhador; seja você, registrado, liberal ou autônomo, a sociedade, as organizações e o Conselho Federal de Administração esperam que você cumpra com as regras estabelecidas no código de ética.

Portanto, caso regras e deveres do código sejam violados, você irá receber uma advertência.

Como o Art. 15 Inciso I funciona?

Primeiramente, é importante saber que o documento no qual a advertência é enviada, é totalmente reservado. Ou seja, você é a única pessoa que vai saber disso.

Entretanto, caso você tenha seu registro suspenso ou cancelado futuramente, a censura será pública. A suspensão ou cancelamento do seu documento profissional será registrado no Diário da União e no site do Conselho da sua regional.

Para começar, se você recebeu uma advertência ou intimação e precisa se apresentar, deve fazer isso mais rápido possível.

O não cumprimento de prazos pode trazer outros prejuízos. Não adianta enviar a sua resposta depois da data final.

Se você recebeu uma advertência, deve estar pensando no que faz para isso acontecer, não é mesmo?

Bom, há várias ações que podem te colocar nessa situação, como o fato de assinar documentos sem supervisão, se beneficiar e prejudicar os outros, não ser claros sobre os gastos e verbas da empresa, entre outros.

Além disso, como o Art.15 estabelece,  caso você se envolva em um caso de discórdia e briga com colegas de trabalho, poderá receber uma intimação também.

Por isso, a melhor forma de evitar esses acontecimentos é cumprindo todas as regras e deveres prescritos no código. Além disso, é importante ser respeitoso com os colegas de trabalho.

Dessa forma, você evita a chegada de novas advertências, ou até pior: a suspensão e cancelamento do seu registro.

Art. 15 Inciso I

Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

Rolar para cima