Art.  13 Parágrafo 1

Art. 19. – Regulamento do processo ético

O regulamento do processo ético estabelece procedimentos para o julgamento de processos administrativos e penas relacionadas às infrações do Código de Ética dos Profissionais de Administração.

Quando um administrador comete um erro, o Conselho Federal de Administração  o conselho regional, os colegas de trabalho e a própria sociedade, podem duvidar da honestidade e credibilidade do mesmo.

Como o regulamento do processo ético funciona?

Atos como a omissão de prestação de contas, falta de respeito com colegas e envolvimento com casos de assédio moral e sexual, podem fazer com que o profissional tenha seu registro cancelado.

Claro que antes de qualquer cancelamento, o Conselho Federal de Administração irá analisar a situação. Alguns erros são mais graves que outros. Além disso, tudo depende se a infração está acontecendo pela primeira ou segunda vez.

A apuração do processo irá obedecer aos princípios da legalidade, moralidade e interesse público.

É importante lembrar que o processo de apuração ocorrerá em total sigilo.

Entretanto, se o seu registro for suspenso ou cancelado, essa informação poderá ser descoberta por outras pessoas.

Ou seja, mesmo que você tenha seu registro suspenso por um tempo, e depois volte a trabalhar na área, pode ser que outros profissionais percam a confiança em você.

Por isso, jamais deixe se levar por terceiros ou por um momento no qual você possa se beneficiar, pois você pode ter problemas de acordo os procedimentos estabelecidos pelo regulamento do processo ético.

Os processos ocorrem de forma justa. O seu caso será muito bem analisado antes da Comissão Permanente tomar uma decisão, mas as consequências irão durar por anos.

Além disso, é uma situação extremamente burocrática, que pode demorar bem mais tempo do que você imagina.

Para evitar que você tenha que ser julgado em processos, leia atentamente o CEPA sempre que tiver alguma dúvida sobre os deveres dos administradores e sempre haja de acordo com o regulamento do processo ético.

É a melhor forma de saber o que você não deve fazer – e o que pode acontecer caso você cometa algum ato ilícito.

código de ética do administrador 2018

 Se você quer ter mais informações sobre o Código de Ética do Administrador, clique aqui.

 

 

Rolar para cima